Cidades sustentáveis precisam de cidadãos sustentáveis

Elenara Leitão 16 de abril de 2015Educação, Ambientalismo, Urbanismo

A união do urbanismo com a psicologia ambiental pode trazer grandes ganhos para a qualidade de nossas cidades e gerar novas possibilidades e modelos que nos afastem da tendência que hoje enfrentamos e que tão bem é retratada nesta imagem.

Fonte

Queremos cidades sustentáveis que respondam aos nossosanseios de vida com segurança, espaços de lazer, facilidade de locomoção, possibilidade de participação, acessibilidade, emprego, educação. Qualidade de vida.

Fonte

“A sustentabilidade não é um estado fixo mas um equilíbrio dinâmico entre as questões econômicas , ambientais e sociais em um país que também não é imposta, mas deve ser construída resultado da participação de diferentes atores.” — SOStenicity

O urbanismo nos fornece algumas ferramentas. Mas nem todas. Uma cidade é um organismo por demais complexo para ser regulado por índices e planos diretores cada dia mais engessados e difíceis de serem decifrados. Cidades são feitas de gente. E é fundamental que se estude como se dá o comportamento humano em relação a esse meio ambiente urbano. E como esse ambiente reflete nos comportamentos humanos. A isso se dedica a psicologia ambiental.

Algumas perguntas desse laboratório que se dedica a pesquisar e propor soluções para as cidades – o SOStenicity– podem ser vistas no vídeo abaixo e servem de ponto de reflexão inicial para que pensemos nos espaços que temos e nos espaços que queremos. Sabendo que cidades sustentáveis precisam de cidadãos sustentáveis.

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=32beTMTuSGM

Fonte: http://www.synapsis.org.br/258/

1 comentários:

Elenara Stein Leitão on 16 de maio de 2015 às 08:34 disse...

Obrigada por replicar, abraços

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan