Inauguração do novo Museu dos Coches

Novo Museu dos CochesInaugurado oficialmente hoje, pelas 18:00, o novo Museu dos Coches, em Lisboa, desenhado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, abre ao público a partir de amanhã 23 de maio de 2015.

Durante o fim-de-semana de 23 e 24 de maio para além da visita livre ou guiada ao museu, poderá assistir a diferentes espetáculos. No sábado às 11:30 realiza-se um desfile de carruagens e às 15:00 uma exibição da Escola de Arte Equestre. No domingo pelas 11:30 dá-se um desfile e apresentação, no Auditório do Museu, de carros clássicos. Neste fim-de-semana inaugural a entrada é gratuita.

Pronto desde o final de 2012, mas só agora inaugurado, o novo Museu Nacional dos Coches é uma obra de Paulo Mendes da Rocha, arquiteto e urbanista brasileiro vencedor de um prémio Pritzker. O projetos teve a colaboração dos portugueses Bak Gordon Arquitetos e Nuno Sampaio Arquitetos.

A data de inauguração coincide com a criação, há 110 anos, do primeiro museu pela Rainha D. Amélia.

Situado em Belém, junto ao rio Tejo, o novo Museu dos Coches é um equipamento cultural mas também um lugar público. Nas palavras de Paulo Mendes da Rocha o museu não tem porta e relaciona-se para todos os lados. O edifício conforma-se numa nave suspensa que alberga as galerias de exposições e um anexo com administração, restaurante e auditório, funcionando como o remate daquela que é uma das mais importantes frentes urbanas de Lisboa.

Para completar o projeto original falta concluir uma passagem pedonal e ciclável que ligará o edifício ao rio.

Fotografia: FG+SG fotografia de arquitetura

+ INFO

Museu Nacional dos Coches

Fonte: http://www.arquiteturaportuguesa.pt/inauguracao-do-novo-museu-dos-coches/?fb_ref=1809f926af7145e69eb3bf77aa34cca8-Facebook

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan