Insolação em simples palavras

Oscar Müller 16 de abril de 2015Arquitetura, Ambientalismo, Synarqs

pedreirao.com.br

O sol nasce a leste e se põe a oeste, neste eixo do nosso planeta. E isto acontece em qualquer lugar, sem nenhuma diferença, em todos os dias do ano, não importa em que latitude ou longitude.

Fonte

Fonte

No inverno nosso planeta, por ter seu seu eixo inclinado em relação ao sol, no nosso hemisfério, expõe mais as faces voltadas para o norte, causando a falsa impressão (provocada pela topografia ou qualquer outro obstáculo) de que o sol nasce mais para o norte, mas não se tem esta impressão em mar aberto, por exemplo, onde não há nenhum obstáculo que crie a ilusão.

Apenas como curiosidade, pois isto não nos afeta, quanto mais próximo dos polos, maior é a diferença entre duração do dia e da noite que esta inclinação provoca.

O arquiteto deve considerar em seu projeto, que o sol da manhã é salutar e saneante para os ambientes, e deve garantir duas horas de incidência em todos os previstos para permanência prolongada, como no caso de dormitórios.

Já o sol da tarde, principalmente na região nordeste, é inconveniente para estes ambientes, pois não tem o mesmo efeito saneante, só contribuindo no aquecimento dos mesmos, e na proliferação de micro organismos e bactérias.

As fachadas a norte são estratégicas, pois como no inverno a trajetória aparente do sol é mais inclinada, as superfícies voltadas para o norte vão receber mais insolação nesta estação, ao mesmo tempo que serão preservadas no verão, quando nosso astro rei passa a pino. Em locais frios as aberturas à norte garantem maior penetração, necessária para o desejável aquecimento durante o inverno, sem fazer o mesmo no verão.

O tratamento das superfícies também pode contribuir absorvendo mais temperatura quando escuro, e menos quando mais reflexivo. O uso de árvores que desfolham no inverno e geram sombra no verão, ou pergolados bem orientados que também podem oferecer o mesmo resultado, são recursos que o arquiteto vai adicionando ao seu repertório para se utilizar na obtenção de condicionamento térmico passivo.”

Análise de luz solar e sombreamento natural sobre apartamento no condomínio Veredas – Synarqs

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=JGrVWQV6osc

A insolação é um dos estudos básicos de um bom projeto de arquitetura.

Vejam exemplos de pesquisas em desenvolvimento de equipamentos para auxiliar esse estudo AQUI e de ferramentas computacionais AQUI

Fonte

Vejam postagens sobre energia solar AQUI, e abaixo um vídeo com uma introdução à Orientação Solar.

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OR8EQ0DWpPw

Autoria/créditos:

synarqs

Fonte: http://www.synapsis.org.br/insolacao-em-simples-palavras/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan