Marinha contrata empresa chinesa para construir estação brasileira na Antártica

Cortesia de Estúdio 41                                                         Cortesia de Estúdio 41

A Marinha do Brasil divulgou esta semana a contratação da empresa chinesa Ceiec para a construção da nova Estação de Pesquisa na Antártica Comandante Ferraz, projeto resultante de um concurso internacional realizado em 2013 que teve o escritório curitibano Estúdio 41 como vencedor.
O órgão militar já havia divulgado em janeiro deste ano a escolha da companhia chinesa, porém a OY FCR Finland, da Finlândia, e o consórcio brasileiro-chileno Ferreira Guedes/Tecnofast apresentaram recursos judiciais contra a decisão, atrasando o processo até o mês de abril.
Segundo o parecer da Marinha, a decisão foi tomada com base no valor apresentado pelos chineses, US$ 99,6 milhões (aproximadamente R$ 302,1 milhões) – inferior ao custo oferecido pelos concorrentes.
A nova estação científica vai substituir a antiga base, destruída em 2012 por um incêndio que causou a morte de dois pesquisadores da Marinha. Com conclusão inicial prevista para esse ano, os reveses no processo licitatório – realizado duas vezes, devido ao fracasso da primeira tentativa que fazia necessária a participação de organizações brasileiras – acarretaram em um atraso de cerca de três anos.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Cortesia de Estúdio 41                                                           Cortesia de Estúdio 41

Todavia, os trabalhos de pesquisa em território antártico não se encontram parados; os cientistas brasileiros estão, desde 2012, trabalhando em módulos provisórios instalados no continente branco, e lá permanecerão até meados de 2018, quando a Ceiec deverá entregar a obra concluída.

1º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Estúdio 41

O Estúdio 41 compartilhou conosco o projeto vencedor do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz. Confira todos os detalhes na continuação. Em certos lugares do planeta a natureza por vezes cria condições adversas para o corpo humano. Nestes locais, pensar um edifício é quase como construir uma vestimenta, um artefato que protege e conforta.

Referência: G1
 
Fonte:Romullo Baratto. "Marinha contrata empresa chinesa para construir estação brasileira na Antártica" 21 May 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 21 Mai 2015. http://www.archdaily.com.br/br/767247/marinha-contrata-empresa-chinesa-para-construir-estacao-brasileira-na-antartica

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan