IAB-RJ publica livros digitais sobre urbanização de favelas

Data: 22/05/2015
Departamento: IAB RJ



Os Cadernos Técnicos Morar Carioca, lançados em fevereiro deste ano pelo IAB-RJ e pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), agora estão disponíveis na versão digital. Os livros abordam três temas fundamentais da urbanização de favelas: espaços livres, sistema viário e resíduos sólidos. A coleção está disponível na página Documentos, no site do IAB-RJ, e na de Publicações, no IAB.
Produzidos com objetivo de consolidar as experiências do Mutirão, do Favela-Bairro e do Programa Morar Carioca na perspectiva de melhorar a urbanização das favelas do Rio de Janeiro, os livros se somam a disciplinas variadas para constituir a noção de projeto. Eles foram escritos pelos arquitetos Marat Troina (Lixo e Resíduos Sólidos Urbanos); Tatiana Terry, Daniela Engel Aduan Javoski e Solange Araujo de Carvalho (Sistema Viário); e Guilherme Figueiredo e Mario Ceniquel (Espaços Livres).
De acordo com o texto de apresentação da coleção, os Cadernos Técnicos pretendem ser uma importante ferramenta para nivelar os parâmetros da urbanização entre projetistas, lideranças comunitárias, agentes sociais, moradores, concessionárias de serviços e gestores públicos. Envolvem um esforço realizado no âmbito do Convênio Morar Carioca, celebrado entre o IAB-RJ e SMH, entre os anos de 2011 e 2014.
Os livros são interdependentes e de fácil consulta, proporcionando o acesso rápido às informações e orientações para pesquisas posteriores e adicionais. Os textos descritivos, ilustrações – diagramas, plantas e outros tipos de material gráfico – e bibliografia não esgotam as informações existentes em outros meios. No entanto, a organização dos dados básicos e característicos de cada assunto compõe material único e inédito para projetos, obras e trabalhos de conservação e manutenção dos ambientes e espaços de vida comunitária.
Galeria de imagens



Acesse o link : http://www.iab.org.br/publicacoes

Fonte: http://www.iab.org.br/noticias/iab-rj-publica-livros-digitais-sobre-urbanizacao-de-favelas

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan