Rio Academy



A estreia do Rio Academy, de 20 a 26 de julho próximo, no MAM Rio, convida arquitetos, urbanistas e interessados, para estar frente a frente com grandes nomes da arquitetura mundial e para propor ideias para o Rio de Janeiro. O Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismos do Rio Academy vai acontecer justo quando o Brasil bate recordes de concentração urbana, quando mais se fala na reinvenção das cidades, e quando no Brasil há mais arquitetos animados com o que fazem e interessados em abrir seus horizontes.
Vivemos um dos processos de urbanização mais acelerados do mundo: em 1940, 46% da população do país estava concentrada nas cidades, pulando para 61% em 1975 e 75% em 1991. Atualmente, o índice estimado é de 80% e em 2025 deverá ser de 88%. Em termos globais, no início do século XX, 10% da população mundial vivia em cidades. 100 anos depois, somos mais de 50%, e uma projeção da ONU indica que teremos 61% da população mundial vivendo em cidades em 2025.
Das 21 metrópoles do mundo, 14 estão em países emergentes – um percentual de 66%, que deve aumentar para 89% em 2025. A tendência é, portanto, que a urbanização continue crescendo em ritmo acelerado, em especial nos países menos desenvolvidos, fazendo das metrópoles de grande porte o maior desafio estratégico do mundo contemporâneo.
Paralelamente à efervescência cultural e econômica dessas cidades, o cenário geral desperta apreensão: desigualdade social, mobilidade urbana prejudicada, violência, degradação de áreas históricas, uma permanente tensão entre a cidade formal e as favelas… No entanto, exemplos do mundo inteiro mostram que as cidades podem se reinventar, se refazer. Mostram também que os arquitetos e urbanistas são atores privilegiados potenciais na construção de um novo desenho para a vida nas cidades do futuro. Além disto, como argumenta Carlos Leite (Cidades do Futuro, Revista AU, agosto 2010), nossas megacidades, Rio e São Paulo, contam com a concentração dos famosos 3T’s – Talento, Tecnologia e Tolerância –, que podem alavancar as desejáveis reinvenções.
Para estimular a inovação, o compartilhamento e sua participação nesse redesenho, o Rio Academy traz um time de arquitetos de renome mundial para dois dias de conferência, seguidos de Workshops sobre temas fundamentais para a cidade do Rio de Janeiro, em comemoração aos seus 450 anos. Um traço comum ao pensamento dos conferencistas etalkers é a atenção para com as pessoas, para sua relação de constituição mútua com seu habitat, para o poder de transformação da arquitetura e do urbanismo em desencadear comportamentos inusitados a partir da concepção de espaços favorecedores de encontros saudáveis e lúdicos. Isto não é pouco. A sociedade, as pessoas, são um dos elementos fundamentais da sustentabilidade.
Estarão no Rio de Janeiro para o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo do Rio Academy, os conferencistas Paulo Mendes da Rocha, Reinier de Graaf, Bjarke Ingels,Alejandro Aravena, Giancarlo Mazzanti e Carolina Bueno. Uma surpresa está sendo aguardada para os próximos dias. Os workshops conterão com Talks de Pedro Évora e Pedro Rivera, do escritório RUA, Washington Fajardo, Clóvis Cunha, Jorge Mario Jáuregui, Marcello Dantas e o Studio Schwitalla, e a coordenação de acadêmicos e profissionais de destaque conduzindo os trabalhos das equipes inscritas. Encerra a programação dos Workshops o Talk do FleshBeck Crew, o conhecido coletivo que dá à nossas cidades sua contribuição com o placemaking criativo.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho
MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo / 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Contato Imprensa: info@rio.academy / +55 (21) 97651 4826 / Letícia Mattos
Web: www.rio.academy
Facebook: https://www.facebook.com/rioacademy2015
 
Fonte:"Rio Academy por Triptyque" 21 May 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 22 Mai 2015. http://www.archdaily.com.br/br/767196/rio-academy-por-triptyque

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan