Paris livre do diesel até 2020

© Mauro Parra-Miranda, via Wikimedia Commons        © Mauro Parra-Miranda, via Wikimedia Commons

A contaminação atmosférica que afeta Paris levou as autoridades a criarem diversas iniciativas de mobilidade sustentável para reduzir os impactos da poluição na população.

Entre elas estão, por exemplo, a criação de um sistema de automóveis elétricos e a medida inédita implementada em março passado, a qual permite que durante um final de semana os cidadãos usem o transporte público gratuitamente.

Juntamente com estes projetos está o novo Plano de Prevenção de Contaminação que a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, explicou recentemente em uma entrevista.

Até agora, a frase de Hidalgo que mais chamou atenção foi: “quero o fim do diesel em Paris até 2020 e, sim, é possível, para além dos regiões periféricas. Trata-se de acelerar a transformação com a participação do Estado. Comecei erradicando em três meses os veículos a diesel do parque automotivo da cidade.”

Continue lendo para saber como isso é possível.

Em uma entrevista com o jornal francês, Journal du Dimanche (JDD), Hidalgo disse quais são as novas medidas do Plano de Prevenção de Contaminação, um projeto que será debatido no dia 9 de fevereiro de 2015 no Conselho da cidade, tendo a participação dos próprios cidadãos parisienses.

Este plano inclui os projetos desenvolvidos até agora para enfrentar a contaminação, como o Autolib (serviço de aluguel de automóveis elétricos), Velib (sistema de bicicletas públicas) e as Zonas 30 e Zonas de Encontro.

A estes também se somaria a proibição da circulação dos automóveis movidos a diesel em toda a cidade, já que, segundo a nova pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) estes veículos emitem grandes quantidades de dióxido de nitrogênio (NO2), um composto altamente contaminante que causa irritação nos pulmões.

Embora a medida seja aplicada em 2020 a toda a cidade, a prefeita disse que poderá fazer algumas exceções para que os cidadãos de baixa renda possam utilizar seus veículos a diesel, mas somente durante os finais de semana.

De alguma forma, esta medida não somente busca restringir o uso dos automóveis a diesel, mas também os automóveis em geral, o que já está acontecendo, segundo Hidalgo, já que atualmente 60% dos parisienses não possuem um automóvel, um número que em 2001 era de 40%.

Contudo, esta porcentagem poderá aumentar, já que, como parte do plano de descontaminação, foram investidos 100 milhões de euros para duplicar a quantidade de ciclovias e, com isso, incentivar seu uso nos deslocamentos diários.

Se o plano for aprovado, serão estabelecidos certos incentivos econômicos para que os cidadãos que utilizam o automóvel para trabalhar possam fazê-lo sem contaminar a atmosfera. Por este motivo, considera-se que os comerciantes poderiam receber um incentivo econômico para financiar a troca do seu automóvel convencional por outro hibrido. Também poderiam trocar seu automóvel por créditos na Autolib.

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Fonte: Constanza Martínez Gaete. "Paris livre do diesel até 2020" 05 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 5 Jan 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/759827/paris-livre-do-diesel-ate-2020

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan