Uma nova agenda para a arquitetura / org. Kate Nesbitt

© Cosac Naify   © Cosac Naify

Na Europa e nos EUA, a partir de meados dos anos 1960, as objeções à ideologia do movimento moderno se avolumaram e proliferaram rapidamente, incitando novas reflexões e questionamentos não apenas sobre o movimento, como também sobre a própria disciplina arquitetônica. A crítica que se constituiu a partir daqueles anos, dedicada ao reexame da disciplina e da modernidade cultural em curso, foi influenciada por paradigmas externos à arquitetura, provenientes da literatura, da filosofia e da psicanálise e caracterizou-se pela pluralidade e inexistência de um tópico ou ponto de vista predominante. Décimo título da coleção Face Norte , "Uma nova agenda para a arquitetura", organizada pela professora norte-americana Kate Nesbitt, procura justamente recuperar a multiplicidade de temas e questões teóricas propostos nesse momento, examinando o pós-modernismo sob a perspectiva de um período histórico que, ao mesmo tempo, mantém uma relação específica com o modernismo e lança uma nova variedade de temas relevantes para a reflexão cultural.

Nesbitt recupera o intenso debate travado naqueles anos no campo da arquitetura através de publicações, seminários e exposições de destaque. Dentre as diversas iniciativas editoriais, acadêmicas e expositivas podemos citar os livros Complexidade e contradição em arquitetura, de Robert Venturi, A arquitetura da cidade, de Aldo Rossi, as revistas Lotus, Casabella, Domus, Architecture and Urbanism, Architectural Design, Perspecta: The Yale Architectural Journal e Architectural Association Quarterly e ainda a série de exposições realizadas entre 1975 e 1988 pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

A antologia reúne os 51 mais influentes ensaios sobre teoria da arquitetura escritos entre 1965 e 1995, escolhidos em função de sua capacidade de revelar as questões centrais do debate teórico pós-moderno. Os textos foram escritos por arquitetos, historiadores, críticos e teóricos como Eisenman, Tschumi, Colquhoun, Argan, Agrest, Koolhaas, Gregotti, Tafuri, Frampton, entre outros.

A organização em quatorze capítulos não segue uma ordenação cronológica, mas sim temática e paradigmática de modo a deixar clara a diversidade dos manifestos, tratados e polêmicas travadas à época e de possibilitar que se estabeleça conexões entre os diversos autores, países e décadas enfocadas. Preocupada em ressaltar essas relações inter-textuais, a organizadora escreveu uma introdução que precede cada um dos ensaios da antologia, apresentando a sua gênese e seu universo conceitual específico.

Nos primeiros oito capítulos abordam-se as questões relacionadas com o significado, a história e a sociedade em arquitetura. Os capítulos de 9 a 12 acrescentam um enfoque fenomenológico que enfatiza as relações entre natureza, lugar, tectônica e arquitetura. Os dois últimos abordam as novas questões levantadas nos estudos pós-modernos sobre o problema do corpo e sua experiência da arquitetura.

O livro traz ainda informações sobre os autores e uma bibliografia organizada por capítulos que serve como um guia de estudo sobre os temas e paradigmas teóricos abordados na obra. Pensada originalmente para um público de profissionais, estudantes e professores de arquitetura, a antologia serve como uma excelente introdução aos temas e teorias da arquitetura mais importantes produzidos a partir dos anos 1960. Nesse sentido, interessa não apenas ao arquiteto, mas também a todo leitor envolvido com a análise e crítica da produção cultural do período. Para o público brasileiro, o livro é sem dúvida o melhor balanço do intenso debate sobre o moderno e o pós-moderno já publicado em português.

Sobre a Organizadora

Kate Nesbitt graduou-se em Planejamento Urbano pela Universidade da Virgínia e obteve o Mestrado em Arquitetura na Universidade de Yale. Estudou também no IAUS – Institute for Architecture and Urban Studies, em Nova York, e na Royal Danish Academy. É arquiteta praticante e reside em Charlottesville, Virgínia, Estados Unidos.

Ficha Técnica
UMA NOVA AGENDA PARA ARQUITETURA
org. KATE NESBITT

Tradução: Vera Pereira
Brochura
18 x 24 cm
664 páginas
R$ 94,00
ISBN: 85-7503-505-3

Fonte:Victor Delaqua. "Uma nova agenda para a arquitetura / org. Kate Nesbitt" 04 Apr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . http://www.archdaily.com.br/br/764920/uma-nova-agenda-para-a-arquitetura-org-kate-nesbitt?ad_medium=widget&ad_name=publications-index

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan