Parque da Leitura

Cultura para a sustentabilidade

Blumenau

Continente:
América do Sul
País:
Brasil
Estado - Província:
SC
Dados de população e território extraídos da Wikipédia



O estímulo à prática da leitura é fundamental para a formação humana. Com essa visão, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Cultural da cidade, implantou o projeto Parque da Leitura. Em funcionamento há dois anos, o espaço oferece regularmente um vasto acervo literário a todos os interessados.



Descrição:

O Projeto Parque da Leitura acontece quinzenalmente no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau (SC). Seu foco é disponibilizar um espaço a comunidade blumenauense que proporcione a oportunidade de ler livros em um ambiente próximo à natureza. São disponibilizados mais de 200 exemplares por edição do evento, dentre quase 2 mil disponíveis no acervo do projeto.
A árvore de livros do Projeto Parque da Leitura acolhe diferentes autores e leitores. Entre os livros pode-se encontrar romances, gibis, revistas e literatura de cordel. O acesso aos livros é feito de forma espontânea pelos usuários, que encontram as obras colocadas sob a sombra das árvores.
O projeto tem a preocupação de contemplar leitores de todas as faixas-etárias, inclusive crianças de zero a três anos, para essa faixa etária, acontecem momentos de contação de história.

Objetivos:

Os principais objetivos do projeto é incentivar o hábito da leitura em parques públicos, promover a literatura e a formação de leitores. A iniciativa tem como público alvo os frequentadores do parque de convivência, que investem na qualidade de vida, esporte e lazer.

Cronograma e Metodologia:

O Parque da Leitura iniciou sua trajetória em 2013 como parte integrante da programação da Rota de Lazer, no Centro, e, a partir já da segunda edição, conquistou calendário próprio.
Idealizado pela Prof. Patrícia Constâncio, servidora municipal de Blumenau, atualmente o projeto conta com um calendário quinzenal pré-definido no Parque Ramiro Ruediger entre os meses de fevereiro a dezembro.
Anualmente, na ocasião do aniversário do projeto, acontece uma agenda semanal aberta a todas as escolas da região do Vale do Itajaí, onde são realizadas atividades para as crianças como narração de histórias bilíngues (em alemão) e o contato com os livros.
O espaço é organizado de forma aconchegante à sombra de uma árvore com tenda, almofadas, banquetas, expositores de livros e uma diversidade de acervo composto por revistas, jornais, histórias em quadrinhos e cordel para as mais variadas idades. Visando o fomento, divulgação e atribuição da literatura como forma de lazer.

Resultados:

- A média diária de público que frequenta o Parque da Leitura está entre 120 a 150 pessoas. Um total de 1.977 leitores assíduos usufruíram do projeto em 2013. Em 2014 tivemos 3.226 leitores, o que indica o crescimento de mais de 161%;
- O acervo literário do projeto iniciou com 368 livros e atualmente dispõe no seu acervo quase 2 mil exemplares. Foi construído com custo praticamente zero por meio de parcerias com o Ministério da Educação e campanhas de arrecadação com o grupo de Gincaneiros de Blumenau e a Banda Municipal de Blumenau;
- Este ano, para comemorar os dois anos do projeto a Fundação promoveu uma edição bilíngue do Parque da leitura.  Com histórias contadas em alemão e em português, o projeto remeteu as origens da colonização do município;

Instituições Envolvidas:

Promotora- Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu)
Apoiadoras- Fundação Municipal de Desportos (FMD), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Calesita Brinquedos (Empresa)

Contatos:

Professora Patricia Constâncio, idealizadora e coordenadora do Parque da Leitura. (FCBlu)
leitura@fcblu.com.br
Thomas Haag, diretor de Planejamento de Governo. (SEGG)
thomashaag@blumenau.sc.gov.br

Fontes:

Prefeitura Municipal de Blumenau
Catálogo de Projetos
Fundação Cultural
Jornal de Blumenau

Fonte: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/parque-da-leitura

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan