Grupo de Estética Contemporânea da USP promove encontro aberto sobre Situacionismo

No próximo dia 18 de novembro, quarta-feira, o Grupo de Estética Contemporânea da USPpromove um encontro aberto sobre Estudos Situacionistas. O evento terá início às 19h30 na  sala 104-A do edifício da Faculdade de Filosofia e contará com a presença dos convidados Paulo Miyada, Rodrigo Lima e Alex Matos.
Internacional Situacionista foi uma organização de ativistas sociais composta por artistas de vanguarda, intelectuais e teóricos políticos que se destacou na Europa  desde sua formação em 1957 até sua dissolução em 1972.
Os fundamentos teóricos do Situacionismo derivam sobretudo do Marxismo anti-autoritário e dos movimentos artísticos de vanguarda do início do século XX -- particularmente o Dadaísmo e o Surrealismo. De modo geral, a teoria situacionista representou uma tentativa de sintetizar esse amplo escopo de disciplinas teóricas em uma crítica moderna e compreensível do capitalismo avançado de meados do século passado.
Entre alguns dos partidários mais notórios do movimento estão Guy Debord, Gianfranco Sanguinetti, Asger Jorn, Constant Nieuwenhuys e Pinot Gallizio
Fonte: "Grupo de Estética Contemporânea da USP promove encontro aberto sobre Situacionismo" 15 Nov 2015.ArchDaily Brasil. Acessado 15 Nov 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/777058/grupo-de-estetica-contemporanea-da-usp-promove-encontro-aberto-sobre-situacionismo

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan