Arquitetura e a Língua Portuguesa

 

590014.TIF
O que fazemos com a língua portuguesa quando entramos na faculdade???
Estou no 9º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, e até esta etapa do curso, posso contar nos dedos os professores que exigiram a escrita de textos bem elaborados e que seriam avaliados de acordo com a gramática.
Eu particularmente sempre gostei de escrever e me esmero nisso, mas vejo que isso nem sempre é valorizado. Aquele texto que levei um dia inteiro para elaborar e compor o projeto de nada valeu, pois meu professor queria desenhos e foi apenas isso que avaliou em meu trabalho.
Tem ainda aqueles professores que pedem textos, mas na avaliação passam reto ou avaliam mal porque ele mesmo não tem conhecimento suficiente para julgar.
Além de trabalhos cotidianos ao longo do curso, o que acontece com o TCC?? O que vejo de textos sem coerência ou com uma quantidade imensa de palavras escritas erradas. Sinceramente isso é deprimente. Uma pessoa considerada apta a exercer sua profissão, mas não sabe escrever corretamente, e o pior, ela foi dita aprovada por pessoas igualmente despreparadas na língua portuguesa.

Digitalizar0003

Ta, mas é uma responsabilidade dos professores? Acredito que não somente, pois eles devem seguir um plano de ensino que é elaborado em grupo, com algum responsável pela faculdade, que deveria prever isso.
Então está querendo dizer que deveriam ser ministradas aulas de língua portuguesa na faculdade? Também não, já estudamos português durante 9 anos de ensino fundamental mais 3 anos de ensino médio. Nesse período aprendemos tudo o que precisamos, basta colocarmos em prática na faculdade.
Esse problema é mais um de nossos famosos ‘’problemas culturais’’, e como a escrita no Brasil não é valorizada da maneira que deveria, ficamos aí, aceitando qualquer textinho. Vamos tentar melhorar?

VANESSA


fonte: http://www.refarq.com/tag/arquitetura/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan