PROEXT - UFT "Cidades Sustentáveis: Tocantins em Foco"

10/08/2015, em Capacitação, por João Aparecido Bazolli

Este programa tem como objetivo capacitar em Desenvolvimento Urbano: Técnicos, gestores, conselheiros municipais e agentes sociais, desenvolvendo os seguintes projetos: (1) ProjGestão - Capacitação de Técnicos e Gestores, (2) ProjConselho - Capacitação de Conselheiros Municipais de Habitação e (3) ProjMovSociais - Capacitação de Agentes Sociais.
A equipe de trabalho realizou em abril de 2014 a sua primeira reunião com a finalidade de discutir a proposta de trabalho, que foi delineada inicialmente em 5 etapas, a saber:
1: Nivelamento de conhecimentos entre a equipe PROEXT
Levantamento, discussão e sistematização da bibliografia básica de referência sobre a temática, por meio de seminários internos.
2: Reconhecimento dos atores
Realização de reuniões com o público envolvido, para o levantamento de demanda especifica, prevendo o nivelamento dos conceitos a serem a adotados nas atividades. Realizaremos trabalho de campo (diagnóstico e levantamento de demandas), com a finalidade de detectar a real demanda deste público alvo com a finalidade de aproximar o conteúdo a ser aplicado àpraxis.
3: Elaboração do Conteúdo Programático, com revisão da etapa zero e montagem do calendário de atividades
Essa atividade consistirá na elaboração e estruturação do conteúdo programático a ser aplicado nas atividades presenciais (aulas expositivas), que terá a finalidade de atender ao demandado pelo público alvo e deverá ser construída e acordada junto com os mesmos.
4: Elaboração de Metodologia e Capacitação
Alguns temas são sugeridos previamente, lembrando que os mesmos devem ser complementados e adequados em função da Etapa 3, com o objetivo de capacitar os agentes envolvidos de forma condizente com seu repertório, gerando segurança com os interlocutores.
5: Consolidação, Avaliação e Relatório Final
Consolidação das informações, elaboração de relatórios parciais e finais, métodos de avaliação e organização de um livro com os resultados do Programa.

A equipe retomará os trabalhos a partir do dia 14 de agosto com a discussão sobre o Plano de Trabalho.
Havia sido construída uma agenda de trabalho prévia, porém ela será rediscutida, entretanto no mês de setembro acontecerão os primeiros deslocamentos à Araguaína para o reconhecimento do local de estudo e a realização dos primeiros contatos.
Neste reinício será dada a prioridade ao Plano de Trabalho participativo, para que com a coleta de sugestões e debates acerca do conteúdo seja efetivamente concluída esta etapa.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan