Uma discussão contemporânea sobre a crise dos espaços públicos

Praça da Liberdade, em Belo Horizonte: artigo de Luciana Teixeira de Andrade e Luís Vicente Baptista trata sobre interações, apropriações e conflitos nos espaços públicos.

Praça da Liberdade, em Belo Horizonte: artigo de Luciana Teixeira de Andrade e Luís Vicente Baptista trata sobre interações, apropriações e conflitos nos espaços públicos.Reprodução: Internet

Uma discussão contemporânea sobre a crise dos espaços públicos com base na perspectiva do sociólogo alemão Georg Simmel. Essa é a temática do artigo "Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos"assinado pela professora Luciana Teixeira de Andrade, da Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais e pesquisadora do Observatório das Metrópoles do núcleo de Belo Horizonte, e do professor Luís Vicente Baptista, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Neste trabalho, os autores procuraram discorrer sobre a tese que defende a morte dos espaços públicos das grandes cidades. Para tal, analisaram a categoria espaços públicos para expor a heterogeneidade do grupo e os reducionismos que por vezes alguns estudos lhes atribuem. O sentido dos espaços públicos, nesta discussão de Andrade e Baptista, teve como pano de fundo as pesquisas realizadas tanto no Brasil como em Portugal pelos autores.

Para ler "Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos" na íntegra, o artigo foi publicado na Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, volume XXIX, neste ano de 2015 (download).

Fonte: http://observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_k2&view=item&id=1293%3Auma-discuss%C3%A3o-contempor%C3%A2nea-sobre-a-crise-dos-espa%C3%A7os-p%C3%BAblicos&Itemid=181&lang=pt

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan