Concurso de ideias do Rio Academy premia cinco projetos de urbanismo para o Rio de Janeiro

Conheça os vencedores nas categorias Desigualdade Social, Urbanismo Espontâneo, Soluções Efêmeras, Patrimônio Arquitetônico e Mobilidade Urbana

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
13/Agosto/2015


 SLIDE SHOW  http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=15866

O Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, promovido pelo Rio Academy, elegeu recentemente, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, os melhores projetos desenvolvidos para a cidade nas categorias Desigualdade Social, Urbanismo Espontâneo, Soluções Efêmeras, Patrimônio Arquitetônico e Mobilidade Urbana.
Em Desigualdade Social, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Providência em tempos de Pipa”, que propõe a reconstrução da região da Providência, promovendo maior integração entre a comunidade e a cidade. O projeto foi desenvolvido por Louise Correa Marins, Marina Panzera, Renato Slomski, Karolyne L. Longchamps e Kamal Yazbek. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, os trabalhos “Limites Porosos” e “Do morro à favela: os fragmentos, o labirinto e os rizomas”.
No tema Urbanismo Espontâneo, o vencedor foi o projeto “Transbordar”, de Renata M. de Oliveira, Eduardo Freitag Jr., Larissa Dantas Rocha e Camila S. Medeiros, que propõe a transformação das ruas da cidade em um grande circuito de brincadeiras, que se estendem do centro até a periferia. Os segundo e terceiro colocados foram, respectivamente, os projetos “Transborda” e “Vazios Potenciais”.
Já no tema Soluções Efêmeras, o primeiro lugar foi para a “Arena Olímpica de Rua: Mind the Arrow”, produzida pelos franceses Anthony Delporte, Théodossis Montarnier e Mikhalis Montarnier. O trabalho sugere a criação de um espaço para treinamentos de arco e flecha na região da Cinelândia. “Arena Olímpica de Rua – Ginástica Artística” e “Arena Olímpica de Rua – Judô” ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.
O subtema Patrimônio Arquitetônico, por sua vez, teve em primeiro lugar o trabalho de Ana Luisa Mesquita, Luciana Albuquerque e Franciele Fraga Pereira. Batizado de “Revelando o Parque do Flamengo”, o projeto propõe a revitalização do parque por meio da ativação de seus equipamentos já existentes e de suas áreas no entorno. Os trabalhos “(Re)ativando o Patrimônio” ocupou o segundo lugar da categoria.
Na categoria Mobilidade Urbana, o vencedor foi o projeto “Varandas Bairro”, de Marilene Resende de Menezes, Hugo Tavares, Danielle Lobato e Michelle Mayrink. O grupo trabalhou a mobilidade em diversas esferas, tais como mobilidade do lixo, locomoção e conexão da comunidade com a cidade. O segundo lugar ficou com o projeto “Plano Cidade”.
Ao todo, o concurso promovido pelo Fórum recebeu 27 projetos inscritos, dos quais 13 serão encaminhados à prefeitura como propostas a serem estudadas.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan