Conforto térmico é possível




 .
Nosso clima quente, a sustentabilidade e a alta taxa de energia elétrica são motivos mais que suficientes para pensarmos em projetos onde o conforto térmico aconteça.
Mas, é possível ter uma casa mais fresca durante o verão? Claro que sim!
O ideal é que esse estudo seja feito desde o planejamento da obra. O posicionamento da casa no terreno, suas aberturas, tipo de cobertura, paredes mais espessas, materiais isolantes, cores das tintas, tudo isso e muito mais pode fazer uma diferença incrível na temperatura interna de uma casa.
O posicionamento das janelas e aberturas é essencial. A “ventilação cruzada” com o estudo adequado dos ventos de sua região farão a temperatura se manter mais baixa nos dias mais quentes.
Além disso, a vegetação também deve ser usada para melhorar o microclima da casa. Locais arborizados e cheios de vegetação deixam o ambiente mais puro e fresco. Os telhados cobertos por vegetação isolam a laje do calor e refrescam. Por esse motivo vemos tantos telhados verdes pelo mundo afora.
Outro meio de refrescar é usar água, como criar espelhos d’água no paisagismo, integrado às plantas certas. A temperatura chega a diminuir até três graus nas proximidades.
É claro que com nosso calor intenso muitas vezes ainda precisaremos de ventiladores ou ar-condicionado, mas com esses cuidados o uso de aparelhos elétricos será cada vez menor.














Author Avatar

Sobre o Autor

Lílian Rocha é arquiteta-urbanista e designer de interiores, sócia da AL3 Arquitetura

Fonte: http://descomplicasa.com/materias/conforto_termico/


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan