25 Livros de Arquitetura Grátis para Ler Online

Se você não tem acesso a uma biblioteca de arquitetura (ou mesmo se você tiver), vasculhar prateleiras pode levar horas. Comprar livros pode ser ainda mais doloroso - para a sua carteira, pelo menos. Em vez disso, por que não dar uma olhada nesta lista de 25 livros* que estão todos online gratuitamente e de fácil acesso? Alguns são clássicos bem conhecidos da literatura arquitetônica, mas nós esperamos que você encontre algumas surpresas também.

*Os livros estão disponíveis em inglês.
1. Vitruvius: The Ten Books on Architecture (15 BC)
De Vitruvius Pollio
Resumindo, um dos livros de arquitetura mais influentes de todos os tempos.
2. Seven Lamps of Architecture (1889)
De John Ruskin
John Ruskin foi um pintor, filósofo e crítico de arte excepcionalmente talentoso na Inglaterra vitoriana. As Sete Lâmpadas da Arquitetura, incluindo "Sacrifício", "Verdade" e "Beleza", valem muito a pena serem estudadas - não apenas pelas lições filosóficas, mas também pelas ilustrações surpreendentes de Ruskin.
3. The Stones of Venice (1851)
De John Ruskin
As Pedras de Veneza é a sequência de Ruskin das As Sete Lâmpadas da Arquitetura. Se você foi ou quer ir à Veneza, este livro fornece abrangentes estudos e esboços da cidade.
4. A History of Architecture on The Comparative Method (1905)
De Banister Fletcher 
O arquiteto inglês Banister Fletcher e seu pai (Banister Fletcher Sr.) escreveram este livro comparando a arquitetura de vários países, tentando encontrar as origens de seus estilos particulares. Particularmente interessantes, são os esboços dos períodos incomuns, tais como a arquitetura pré-histórica.
5. Japan : Its Architecture, Art, And Art Manufactures (1882)
De Christopher Dresser
Considerado o primeiro designer industrial, Christopher Dresser estudou o design japonês. Dresser inclui seus elegantes desenhos influenciados pela cultura japonesa no livro.
6. Le Corbusier: Elements of a Synthesis (1968)
De Stanislaus von Moos
Elementos de uma síntese é uma dissecção precisa e sistemática da vida e do trabalho de Le Corbusier.
7. The Architectonic Colour: Polychromy in the Purist Architecture of Le Corbusier (2011)
De Jan De Heer
Este livroanalisa a relação de Le Corbusier com a pintura purista.
8. Design and Analysis (1997)
De Bernard Leupen, Christoph Grafe, Nicola Kornig, Mark Lampe e Peter de Zeeuw
Escrito por uma equipe de professores da TU Delft que defendem a "análise de projeto" como uma maneira de fundir investigação e educação para o avanço das práticas de projeto.
9. Surrealism and Architecture (2005)
Editado por Thomas Mical
Thomas Mical tenta mostrar a relação significativa entre a pintura surrealista e arquitetura.
10. The Architecture of the City (1982)
De Aldo RossiO livro apresenta o posicionamento do vencedor do Prêmio Pritzker  sobre o impacto do planejamento urbano na construção da cidade. Suas teorias urbanas foram consideradas inovadores no momento que este livro foi publicado.
11. Louis Sullivan As He Lived: The Shaping Of American Architecture (1960)
De Willard Connely 
Biografia do influente Louis Sullivan de Willard Connelly, mentor de Frank Lloyd Wright e o homem que fez de Chicago a cidade de aço que é hoje.
12. Technics and Civilization (1934)
De Lewis Mumford - 1934
Lewis Mumford foi um proeminente escritor, crítico e regionalista e contrário à suburbanização. Em Technics and Civilization, ele apresenta um olhar analítico de como a máquina tem impactado a civilização ao longo da história.
13. Sticks and Stones (1926)
De Lewis Mumford
Lewis Mumford apresenta a construção e arquitetura americana, do vernáculo até o início do século XIX.
14. De Re Aedificatoria (1443)
De Leon Battista Alberti
Também conhecida como On The Art Of BuildingDe Re Aedificatoria foi o primeiro livro de Arquitetura impresso durante o Renascimento. Ele é considerado por muitos o mais importante exemplo da escrita de arquitetura assim como o livro de Vitrúvio.
15. Eric Mendelsohn (1940)
De Arnold Whittick
A biografia de Eric Mendelsohn,  arquiteto conhecido por seus desenhos simples, mas poderosos. Um influente arquiteto no período art deco, Mendelsohn escapou da Alemanha nazista encontrando sucesso no exterior.
16. A History Of Architecture (1918)
De Fiske Kimball
Fiske Kimball, que trabalhou na preservação do Monticello de Thomas Jefferson, escreveu esta história cronológica da arquitetura desde antes da Renascença. Um interessante olhar da arquitetura através dos olhos de um preservacionista ao invés de um arquiteto.
17. Architecture And Furniture (1938)
De The Museum Of Modern Art
Estes ensaios destacam projetos de Alvar Aalto em arquitetura e mobiliário. Originalmente publicado como complemento para uma exposição de design de móveis no MoMA, em 1938, o destaque é o uso precoce de  inovadores produtos em madeira.
18. The Lesson Of Japanese Architecture (1936)
De Jiro Harada 
Com a abundância de representações gráficas, o livro confere uma perspectiva abrangente sobre a arquitetura japonesa do Japão pré-budista, até a década de 1930.
19. Four Walking Tours Of Modern Architecture In New York City (1961)
De Ada Louise HuxtableHuxtable foi o primeiro crítico de arquitetura do The New York Times e ganhador do Prêmio Pulitzer. Esta, uma das obras menos conhecidas de Huxtable, ainda tem relevância para os dias de hoje (mesmo alguns dos edifícios já recebendo alterações de nome).
20. Architecture: Nineteenth And Twentieth Centuries (1958)
De Henry Russell Hitchock
Um livro dedicado aos materiais e sua influência na arquitetura do século XIX e XX.
21. Built In USA: Post-War Architecture (1949)
De Henry Russell Hitchcock e Arthur Drexler
Fotos, plantas e cortes das obras de mestres modernos de meados do século, incluindoAlvar Aalto, Mies van der Rohe e outros.
22. Modern California Houses; Case Study Houses 1945-1962 (1962)
De Esther McCoy
Projetado por arquitetos como Richard Neutra e  Pierre Koenig, estas casas definem a teoria da arquitetura da costa oeste naquele período.
23. White Pillars (1941)
De J. Frazer Smith
A arquitetura americana rural tende a ser preterida, então White Pillars, evidencia a arquitetura vernacular do Vale do Mississippi, através de uma leitura refrescante.
24. Modern Church Architecture (1962)
De Albert Christ-Janer e Mary Mix Foley
As igrejas do século XX e os edifícios religiosos incluídos aqui representam uma mudança de paradigma da arquitetura religiosa tradicional.
25. Thomas Jefferson Architect and Builder (1873)
De I.T. Frary
Um olhar crítico sobre Thomas Jefferson como um arquiteto, incluindo os muitos erros (arquitetônicos) que ele fez ao longo de sua carreira. Uma parte particularmente intrigante é uma longa história da reconstrução constante e do redesenho de Monticello.
Fonte: Galloway, Andrew. "25 Livros de Arquitetura Grátis para Ler Online" [25 Free Architecture Books You Can Read Online] 31 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Camilla Sbeghen) Acessado 1 Nov 2015.  

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan