Máquina em terminal carioca troca lixo reciclável por passagem

Ideia nasceu a partir do evento Rio +, que discutiu com a população projetos para melhorias nos problemas da cidade


Reprodução / Facebook BRT RioIniciativa vai até o dia 19 de novembro.
Desde o dia 19 de outubro, no Rio de Janeiro, funciona uma máquina que troca lixos recicláveis por passagens de ônibus. A máquina fica no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao lado da bilheteria da empresa de transportes. Após depositar cinco embalagens recicladas, o usuário terá direito a uma carga de passagem de ônibus no cartão RioCard. Cada passagem custa hoje na cidade R$ 3,40.
A ideia já existe em outras cidades do país, como São Paulo, mas está em fase de testes no Rio graças a iniciativas sugeridas no Rio +. O evento convocava cidadãos a sugerirem ideias que poderiam contribuir para resolução dos problemas da cidade. Com a sugestão, a empresa de financiamento coletivo Benfeitoria entrou em parceira com a prefeitura para viabilizar as máquinas e a execução de sua ideia. Outras 12 iniciativas também foram contempladas no Rio +, que teve 1,6 mil propostas feitas entre 2013 e 2014.
A máquina é acionada quando o passageiro digita seu CPF e deposita o lixo. Feito o processo, ele recebe um cartão com uma carga, que pode ser recarregado outras vezes ou trocado na bilheteria pelo valor de R$ 1. São aceitas embalagens PET, latas de alumínio e embalagens de produtos da Natura, que é patrocinadora do projeto. Todo o material depositado é encaminhado para a ONG Doe Seu Lixo.
Como ainda está em fase de testes, o projeto só funcionará até o dia 19 de novembro. A máquina é acionada diariamente, das 7h às 19h. Ideias que estimulam a reciclagem com uma contrapartida que beneficie a população são muito importantes na mudança de hábitos e na construção de uma consciência para o meio ambiente. Agora é torcer para que a máquina passe da fase de testes e se dissemine por toda a cidade.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan