Muted colors: uma tendência que tem muito a dizer

Ana Júlia Caires


Quando estamos vendo algum filme ou programa e precisamos de silêncio, diminuímos o volume da TV ou então a colocamos no mudo. Isso é óbvio, não é? Mas o que você provavelmente não sabe é que, no mundo das cores, isso também faz total sentido.
As muted colors (“cores colocadas no mudo” em tradução literal) são cores que, ao serem misturadas ao branco ou cinza claro, passam por um clareamento, tornando-se mais esmaecidas e suaves. Lembram os tons pastel - já falamos deles por aqui - e são uma ótima opção para decorar ambientes destinados a transmitir uma ideia de calma e tranquilidade.
Só que, atualmente, as muted colors têm aparecido com mais frequência e se tornado tendências na arquitetura, decoração e design de interiores. E porque isso está acontecendo? É o que o bim.bon te conta agora.
Com a globalização, as novas tecnologias e todos esses aspectos da era digital sobre os quais tanto ouvimos falar, não restam dúvidas de que o mundo está cada vez menor, que a comunicação está cada vez mais instantânea e o ritmo de vida só acelera. As pessoas não estão inertes a esse processo, muito pelo contrário: a demanda por aparelhos eletrônicos mais modernos aumenta constantemente e mais pessoas se conectam dia após dia.
Mas sabe quando você utiliza tanto um aparelho que ele esquenta ao ponto de correr o risco de parar de funcionar? Pois é, com os seres humanos isso funciona mais ou menos da mesma forma, ou seja, uma hora ou outra todo esse frenesi precisaria acabar, ou pelo menos diminuir. E é aí que as muted colors podem ajudar.
Assim como acontece com a iluminação, é possível transformar sentidos e gerar sensações por meio das cores de um ambiente. Um restaurante geralmente é decorado com cores vivas como o vermelho para provocar fome em seus clientes; já um hospital utiliza cores claras em suas paredes para transmitir serenidade, cuidado e limpeza.
Sabendo disso e da busca iminente por uma vida mais quieta, fica mais fácil entender porque as muted colors são tendência entre tantas empresas e organizações da área. Elas são comuns à PantoneCoral e CECAL, e também há um consenso de que isso se dá porque as pessoas querem se distanciar dessa rotina agitada e estressante do mundo contemporâneo.

Confira tudo sobre as tendências definidas pela Pantone para 2016 aqui.
Nesse movimento de pausa, existe uma busca por um maior contato com a natureza e com as relações humanas. Seja em suas próprias casas, seja nos lugares que frequentam, as pessoas prezarão por ambientes com um estilo mais rústico e objetos feitos à mão.
A diminuição dos tons das cores se encaixa muito bem nessa estética, sendo interessante para locais mais remotos, como pousadas e hotéis ecológicos, spas e centros de estética, bem como para decorar ambientes dentro de casa. Quer que seus convidados se sintam confortáveis e sossegados em sua sala? As muted colors são uma boa solução.
Um ponto interessante na tendência das muted colors é que, por serem tonalidades neutras, elas podem ser facilmente combinadas a objetos de tons mais vivos para gerar um equilíbrio de cores, excelente para quem quer dar um tempo da vida corrida, mas não dispensa um pouco de irreverência em seus ambientes.
Aliar paredes neutras a detalhes alegres e divertidos é uma ótima escolha para criar ambientes aconchegantes e ao mesmo tempo inspiradores - referências emprestadas do design escandinavo que se aplicam muito bem ao nosso cotidiano.
Está na hora de refletirmos sobre como temos vivido, adquirir hábitos mais humanos e buscar uma rotina mais saudável - e quem diria que cores mudas nos falariam tanto sobre isso?

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan