Projeteee oferece informações bioclimáticas de cidades brasileiras

projetee


Ferramenta Projeteee – Projetando Edifícios Energicamente Eficientes – apresenta informações bioclimáticas de aproximadamente 400 cidades brasileiras, auxiliando à construção de prédios sustentáveis 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) oferece ao profissionais da construção civil a ferramenta Projeteee –Projetando Edifícios Energeticamente Eficientes, que orienta a construção de prédios sustentáveis, principalmente residenciais, com informações bioclimáticas de aproximadamente 400 cidades brasileiras.  
A ferramenta, que tem 20 mil consultas por mês por meio da internet, é um dos componentes do Projeto 3E – Eficiência Energética em Edificações – da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ), do MMA. O setor de edificações representa 40% do consumo total de eletricidade, portanto, necessita do controle, especialmente para que o Brasil cumpra seus compromissos na redução de emissões de gases de efeito estufa.   

Funcionalidade  

De acordo com Alexandra Maciel, coordenadora do 3E, o Projeteee permite o agrupamento em um só local de dados dispersos. “É uma ferramenta que não tem similar no mundo e tem sido utilizada por muitos profissionais, especialmente professores e alunos de arquitetura”, afirma Alexandre. Diferente de qualquer ferramenta da construção civil, o Projeteee oferece dados específicos como chuvas, ventos e umidade da cidade em que se planeja a obra, assim como informações sobre materiais e desenhos próprios para uma projeção sustentável. A plataforma do MMA mostra também como aproveitá-lo melhor, levando-o a arejar a casa por meio de basculantes ou janelas estrategicamente planejadas, compondo trajetórias de ventilação que são similares até mesmo a uma chaminé, percorrendo diferentes andares da casa.    

 Projeteee – Projetando Edifícios Energicamente Eficientes

Fonte e artigo completo: http://sustentarqui.com.br/noticias/projeteee-oferece-informacoes-bioclimaticas-de-cidades-brasileiras/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan