UIA a conselhos europeus debaterão a Arquitetura e as mudanças climáticas

Evento ocorrerá em Paris na véspera da abertura da COP 21

Como parte de um compromisso contínuo com a arquitetura, a União Internacional dos Arquitetos (UIA), Conselho de Arquitetos da Europa (ACE), o Conselho Internacional dos Arquitetos Franceses (CIAF) e o Conselho Nacional da Ordem dos Arquitetos Franceses (CNOA) promoverão uma conferência internacional com o tema “Arquitetura, o Clima do Futuro”.

O simpósio acontecerá em Paris, no Cité de l’Architecture et du Patrimoine, no dia 30 de novembro de 2015, das 14h às 19h45, na véspera da abertura da conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP 21).

O evento  terá início com um painel de discussão sobre oimpacto das construções e planejamentos na mudança do clima e o papel que os arquitetos desempenham na transição energética. Entre os painelistas estão os arquitetos Kjetil Traedal Thorsen, Manfred Hegger, Patrick Coulombel, Anna Heringer, Carin Smuts, Pascal Gontier e David Mangin,além de Sylvie Joussaume, climatologista francesa.

A partir das  17h30 ocorrerão duas apresentações de arquitetos, cientistas e gestores políticos da França e de toda a Europa para discutir o papel das cidades e das construções contra as alterações climáticas: “Como as cidades podem ser construídas de forma resiliente e sustentável?” e “Como projetar um fator determinante para a sustentabilidade de um edifício?” . Entre os participantes estão os arquitetos Kenneth Yeang, Edward Mazria, Frederic Bonnet e Kjetil Traedal Thorsen,  o engenheiro elétrico Thierry Salomon, os deputados do Parlamento Europeu e Claude Turmes Karima Delli.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Cité de l’ Architecture et du Patrimoine.

O IAB é uma das entidades que participam da UniãoInternacional dos Arquitetos (UIA) e o CAU/BR mantém um acordo de cooperação com o Conselho de Arquitetos da Europa (ACE). Para Roberto Simon, conselheiro pelo IAB na UIA, o simpósio deverá contribuir para a  promoção de ações efetivas de engajamento da indústria que produz o material da construção civil no tema. “É importante igualmente prosseguirmos com a conscientização da necessidade de reduzirmos o número de automóveis nas cidades e a participação maior do cidadão nos debates sobre seu habitat”.

PROGRAMAÇÃO

Arquitetura, o clima do futuro

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015, às 14h às 19h45.

Os portões abrem à 13h30.

Local: Cité de l’architecture & du patrimoine

Palais de Chaillot – Auditorium

Acesso: 7, avenue Albert de Mun – Paris 16e

(Mº léna or Trocadéro)

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=48975

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan