Em foco: Mies van der Rohe

© Chicago History Museum: HB-8506-K4. Cortesía de www.900910.com     © Chicago History Museum: HB-8506-K4. Cortesía de www.900910.com

"(...) Pessoalmente, gosto de ter limites. Penso que para os que têm poucas habilidades seria muita liberdade. Quando se tem menos limites deve-se tomar mais cuidado. (...)"

Celebramos hoje o 129° aniversário de um dos mestres da arquitetura moderna, Ludwig Mies van der Rohe. Nascido na Alemanha, já aos 14 anos de idade começara a se envolver com a oficina de esculturas de pedra de seu pai. Em 1905 mudou-se para Berlim para colaborar com Bruno Paul e Peter Behrens, onde conheceu Walter Gropius e Le Corbusier. O encontro com estes arquitetos guiou Mies ao uso de técnicas estruturais avançadas e pureza no desenho de suas futuras obras. Em 1912 abriu seu próprio escritório de arquitetura.

Mais informações a seguir.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Usuario de Flickr: Greg Robbins     © Usuario de Flickr: Greg Robbins

Editor da famosa Revista G, junto a personagens chaves do Neoplasticismo como van Doesburg e Lissitzky, Mies foi muito influenciado pelos novos conceitos vanguardistas de ortogonalidade, abstração e fluidez espacial.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Flickr: usuario- Gándolas    © Flickr: usuario- Gándolas

Além de ter construído obras como a Casa Urbig (1917) e o edifício Afrikanischestrasse (1927), em 1929 recebe o projeto mais emblemático de sua carreira, o Pavilhão Nacional da Alemanha para a Exposição Internacional de Barcelona, onde alcançou a máxima expressão de seu estilo. Logo após ter dirigido a Bauhaus até 1933, assumiu a faculdade de arquitetura do Illinois Technology Institute em Chicago, a qual viria a remodelar, tornando-se mais uma de suas importantes obras.

Outras de suas obras foram a Casa Farnsworth, concluída em 1950, o Edifício IBM, de 1973, a Neue National Gallery de Berlim, o Seagram Building em Nova Iorque, o Parque Lafayette, o Centro Federal de Chicago, a Villa Tugendhat, de 1930, dentre muitas outras que serviram e servem de inspiração para arquitetos e estudantes em todo o mundo.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Jamie Schafer  © Jamie Schafer

Mies, um arquiteto vanguardista, obcecado pela simplicidade, pelos detalhes e pela elegância da arquitetura, nos deixou em 1969.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Garrett Rock   © Garrett Rock

Mais sobre Mies van der Rohe aqui.

© Chicago History Museum: HB-8506-K4. Cortesía de www.900910.com
© Chicago History Museum: HB-8506-K4. Cortesía de www.900910.com
© Usuario de Flickr: Greg Robbins
© Usuario de Flickr: Greg Robbins
© Flickr: usuario- Gándolas
© Flickr: usuario- Gándolas
© Jamie Schafer
© Jamie Schafer
© Garrett Rock
© Garrett Rock
© Knoll
© Knoll

 

Fonte:Uribe, Begoña. "Em foco: Mies van der Rohe" [En perspectiva: Mies van der Rohe] 27 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado 2 Abr 2015. http://www.archdaily.com.br/br/01-185940/feliz-aniversario-mies-van-der-rohe

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan