Alvaro Razuk Arquitetura: Expografia da Ocupação Artigas, São Paulo


O   ESPAÇO   NO   ITAÚ CULTURAL, LOCALIZADO   NA   AVENIDA   PAULISTA, EM SÃO PAULO, FOI   DIVIDIDO   EM   TRÊS CONJUNTOS   COMPOSTOS   DE    PAINÉIS   E   VITRINES, QUE   CORRESPONDEM   AOS TRÊS   EIXOS   DIDÁTICOS   CRIADOS   PELA   CURADORIA


Além de atuar em parceria com a historiadora Rosa Artigas e o Itaú Cultural no projeto de curadoria, o arquiteto Alvaro Razuk foi o responsável, ao lado de Isa Gebara, Marcus Vinicius Santos, Ricardo Amado e Sara Frazão Monteiro, pela expografia da Ocupação Artigas, projeto temporário que apresentou ao público a obra do arquiteto Vilanova Artigas.

A divisão da exposição em três eixo didáticos - Artigas Arquiteto, Artigas Professor e Artigas Homem Público - guiou o projeto expográfico. Para marcar essa segmentação, foram criados três conjuntos compostos de painéis e vitrines que revelaram o acervo composto por cartas, fotos, projetos etc.
Cada ambiente contou com um totem retro-iluminado por uma imagem do arquiteto em diferentes épocas, além de um texto de abertura.
A cenografia explicitou também a dualidade entre arte e técnica, com paralelos entre Apolo e Dionísio, tão presentes nos escritos e conferências de Vilanova Artigas. Para isso, caixas de luz retro-iluminadas fixadas no teto do salão ampliaram os desenhos criados com os netos, pessoais, da época de estudante etc.
O conjunto, segundo Alvaro Razuk, é tomado como uma espécie de lado dionisíaco do arquiteto. Já a exposição com seu caráter analítico seria o lado apolíneo do projeto museográfico.
Dois cortes ampliados (com nove metros de comprimento) - um da Garagem de Barcos e o outro da FAU-USP - compuseram as paredes laterais. Além disso, dois filmes com obras e entrevistas foram apresentados durante a exposição.


Ficha Técnica
Ocupação Artigas
Local São Paulo, SP
Concepção e realização Itaú Cultural
Curadoria Alvaro Razuk, Itaú Cultural e Rosa Artigas

Projeto expográfico Alvaro Razuk
Arquitetura Alvaro Razuk, Isa Gebara, Marcus Vinicius Santos, Ricardo Amado e Sara Frazão Monteiro (equipe)
Projeto gráfico e sinalização Itaú Cultural
Digitalização de fotos e documentos Laerte Fernandes
Digitalização de projetos arquitetônicos Jorge Bastos
Cenotécnico Marcenaria Unis
Comunicação Visual Sign Vision
Equipamentos Maxi
Maquetes Fabio Pileckas Gionco
Montagem fina Gala Art Installation
Fotos Ricardo Amado
Publicada originalmente em ARCOweb em 10 de Agosto de 2015

 Fonte: http://www.arcoweb.com.br/noticias/interiores/alvaro-razuk-expografia-ocupacao-artigas-sao-paulo?utm_source=Edicao15081&utm_medium=150812&utm_campaign=NewsletterARCOweb&utm_source=Virtual_Target&utm_medium=Email&utm_content=&utm_campaign=news-150812&utm_term=

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan