Desafios para a arquitetura

Via : Boletim da Vidro - Agosto 2015 - n° 25

Eleita presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) em junho passado, Miriam Addor comenta os fatores que têm contribuído para o alinhamento dos arquitetos às inovações do mercado e os desafios a serem enfrentados por esses profissionais.

Que fatores têm colaborado para que os arquitetos estejam alinhados com as inovações tecnológicas disponíveis no mercado brasileiro?

Alguns fatores preponderantes têm contribuído para esse alinhamento com a presença de novas tecnologias e processos de apoio ao projeto, como a arquitetura digital e o BIM, por exemplo. Fornecedores de softwares que dão apoio a esses processos já estão disponíveis no Brasil, mas ainda restam políticas nacionais de financiamento e melhorias de condições para aquisição dos softwares. Na área de exposições, as diversas feiras que ocorrem no Brasil com a participação das empresas e o suporte à especificação também têm contribuição importante, assim como a regulamentação através de normas técnicas -- preocupação de arquitetos, construtores e contratantes. Ainda há um grande caminho a se percorrer, uma vez que a rede da construção como um todo deve estar alinhada na busca de inovações tecnológicas e isso passa pelo projeto e chega ao pós-obra.

Quais os desafios a serem transpostos para um melhor exercício profissional de arquitetos e urbanistas no Brasil?

Os desafios a serem transpostos ainda são muitos. A profissão começa na Universidade, onde há esforços para propor novas grades curriculares que privilegiem a formação e também o atendimento às necessidades do mercado. A formação do arquiteto não está voltada a administração e seu "negócio de arquitetura", e isso também deve ser foco de atenção, uma vez que os arquitetos devem administrar seus escritórios. O sistema de cobrança dos projetos também deve ser enfocado. O CAU-BR está em fase de divulgação da tabela de honorários para cobrança de projetos de arquitetura. Isso está sendo um grande avanço em nossa profissão e deve ter caráter nacional, a fim de elevar o patamar de contratação e valorizar o trabalho do arquiteto.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan