Empresa espanhola desenvolve turbinas eólicas sustentáveis e sem hélices

Protótipos utilizam efeito aerodinâmico para produzir energia elétrica com até 40% de economia

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
Divulgação
A empresa espanhola Vortex Bladeless desenvolveu um projeto de construção de turbinas eólicas sem hélices, que prometem ser mais eficientes e sustentáveis na obtenção de energia eólica. A proposta consiste no uso da vorticidade, efeito aerodinâmico que utiliza correntes de vento e instabiliza a torre, de forma que faça oscilar a sua parte superior.
A energia cinética é convertida em elétrica por meio de indução na base da torre. De acordo com a empresa, por não haver contato entre as peças móveis, não é necessário o uso de lubrificantes ou reposição de peças, o que reduz o custo de manutenção. Para provar a eficácia dos protótipos, a empresa diz ter realizado "dezenas" de testes em túneis de vento.
Apesar de terem 30% de captação de energia a menos quando comparado ao método tradicional, as torres reduzem em 40% o custo de geração de energia e em até 40% a pegada de carbono. Entre as vantagens, também está a diminuição dos ruídos e da não agressão aos pássaros da região.

A companhia desenvolveu os modelos Vortex Mini (de 4kW) e Gran (de 1MW), que podem ser utilizados, respectivamente, para a geração de energia doméstica e em larga escala. Visite aqui a página do projeto: http://vortexbladeless.com/technology.php

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan