Encontros USINA 25: Evento na Matilha Cultural discute o filme Capacetes Coloridos

O terceiro encontro do Projeto USINA 25 será dedicado à exibição e debate do filme Capacetes Coloridos (2007). Ao traçar um paralelo entre o canteiro de obras da ampliação do campus da USP Leste e o canteiro do mutirão autogerido da Associação Paulo Freire (ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 de São Paulo), o documentário traz à tona uma série de questões sobre o fazer arquitetônico na periferia do sistema capitalista.
Após a exibição do filme, haverá um debate com a participação de Paula Constante (diretora), Tiarajú Pablo D'Andrea (compositor da trilha sonora original e colaborador no argumento do filme) e Cristiane Lima (liderança do movimento de moradia e uma das mutirantes entrevistadas no filme). A conversa será mediada pelo cientista social Sandro Barbosa.
A seguir, as informações detalhadas do evento:
Capacetes coloridos: exibição e debate após o filme
  • com Paula Constante, Tiarajú Pablo D'Andrea, Cristiane Lima e Sandro Barbosa (mediação)
  • Sábado, 08/08 às 17h.
  • Matilha Cultural. Rua Rego Freitas, 542, São Paulo-SP. Próximo ao Metrô República.
O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição. Para acompanhar as próximas ações do Projeto USINA 25, deixe seu email aqui.
SOBRE O PROJETO USINA 25
Fundada em 1990 por profissionais de diversos campos de atuação como uma assessoria técnica a movimentos sociais, a USINA - Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitadotem atuado no sentido de articular processos que envolvam a capacidade de planejar, projetar e construir pelos próprios trabalhadores, mobilizando fundos públicos em um contexto de luta pelas reforma urbana e agrária.
A equipe da USINA tem a intenção de superar a produção autoral e estritamente comercial da Arquitetura e do Urbanismo e busca, para tanto, integrar e engendrar processos alternativos à lógica do capital através de experiências sociais, espaciais, técnicas e estéticas contra-hegemônicas.
Em 2015, a USINA completou 25 anos de atuação. Visando preservar e ativar a memória dos principais processos desenvolvidos pela USINA nesse período, a atual equipe da assessoria deu início ao Projeto USINA 25 - Arquitetura como prática política.
Cortesia de USINA CTAH
Cortesia de USINA CTAH
Nesse contexto, alguns pesquisadores externos foram convidados a iniciarem um processo de pesquisa visando a criação de um documentário baseado no material de arquivo da assessoria e em entrevistas com técnicos, lideranças de movimentos sociais e mutirantes envolvidos nos principais processos desenvolvidos pela USINA.
Tendo como fio condutor a trajetória da USINA, este documentário visa situar a relevância histórica e as contribuições originais de arquitetos/as, cientistas sociais e profissionais de outros campos de atuação que se colocaram a serviço da efetivação do direito à moradia e do direito à cidade através de processos desenvolvidos junto a movimentos sociais – quer seja nos projetos desenvolvidos em conjunto com os futuros moradores, na inovação tecnológica e produtiva, nos processos de educação popular ou na organização do trabalho no canteiro de obras.
Por meio de exemplos concretos, pretende-se: 1) demonstrar que há espaço para o desenvolvimento de propostas com alta qualidade técnica e arquitetônica no âmbito da habitação de interesse social; 2) contar parte da história da luta por moradia e pela reforma urbana no Brasil e 3) abordar criticamente o papel das políticas públicas relacionadas à provisão habitacional no país.
Para tanto, a equipe envolvida na produção do documentário planeja abordar algumas das experiências mais significativas desenvolvidas pelos profissionais que passaram pelaUSINA, a exemplo do COPROMO, do Mutirão União da Juta e do Mutirão Paulo Freire – construídos em São Paulo (SP) –, do projeto da Cidade da Reforma Agrária – feito a convite do MST para o Assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu (PR) – e do projeto de Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo – em Açailândia (MA).
Como parte deste processo, serão realizados diversos encontros públicos para tratar de temas que dizem respeito à atuação da USINA nos últimos 25 anos. Para acompanhar a programação, acesse a página do Projeto USINA 25 no Facebook.
SOBRE OS CONVIDADOS
PAULA CONSTANTE - É diretora de cinema pela Academia Internacional de Cinema, tendo dirigido o filme "Capacetes Coloridos" (2007). Além disso, é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), onde também cursou a graduação em Arquitetura e Urbanismo.
TIARAJÚ PABLO D'ANDREA - É sociólogo e músico. Trabalhou na USINA CTAH entre 2006 e 2009, tendo atuado como educador popular no Mutirão Paulo Freire (Cidade Tiradentes, São Paulo - SP). A partir desta experiência, compôs a trilha sonora do documentário “Capacetes Coloridos” (2007), que resultou no CD homônimo. Pela USINA, Tiarajú também trabalhou nas favelas Real Parque e Jardim Panorama. A partir dessa experiência, desenvolveu a pesquisa de mestrado: “Nas Tramas da Segregação: O Real Panorama da Pólis”, em 2008, no Departamento de Sociologia da USP. Em 2013 defendeu sua tese de doutorado: “A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo”, também pelo Departamento de Sociologia da USP. Em 2015 lançou seu segundo CD, “Latinoamerisamba”.
CRISTIANE LIMA - É coordenadora da União dos Movimentos de Moradia (UMM). Foi mutirante e coordenadora do Mutirão Paulo Freire, o primeiro grupo do movimento popular a assinar o contrato para uma obra em autogestão desde o final da gestão Luiza Erundina, em 1992.
SANDRO BARBOSA - É cientista social pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (UNIFESP). Concluiu em julho de 2011 o curso de extensão e especialização em Economia Solidária e Tecnologia Social na América Latina na Pós-Graduação do Instituto de Geo-Ciências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua na área de Educação Popular da USINA CTAH.
  • Título: Encontros USINA 25: Discussão do filme Capacetes Coloridos
  • Organizadores: USINA
  • De: 08 de Agosto de 2015, 17:00
  • Até: 08 de Agosto de 2015, 19:00
  • Onde: Matilha Cultural
  • Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542 - República, São Paulo - SP, 01220-010, Brasil
Fonte: "Encontros USINA 25: Evento na Matilha Cultural discute o filme Capacetes Coloridos" 04 Ago 2015.ArchDaily Brasil. Acessado 4 Ago 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/771320/encontros-usina-25-evento-na-matilha-cultural-discute-o-filme-capacetes-coloridos

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan