Encontros USINA 25: Processos participativos e a construção de autonomia

Realizado em parceria com o Instituto Casa da Cidade, o quarto encontro do ProjetoUSINA 25 será dedicado a pensar o papel dos processos participativos na busca pela construção de autonomia na produção de moradia pelos setores populares organizados.
A partir de um breve resgate histórico sobre o papel desses processos desde a redemocratização do país, se pretende contextualizar o debate em torno de suas contradições e problematizar o termo "participação", destacando seus limites e potencialidades.
A conversa será realizada na Casa da Cidade e contará com a participação de Elaine Rosa (União dos Movimentos de Moradia), Maiári Iasi (Assessoria Técnica USINA CTAH), Rafael Pereira (Assessoria Técnica Peabiru TCA) e será mediada por Edilson Mineiro (UMM/ Casa da Cidade).
Processos participativos e a construção de autonomia
  • com Elaine Rosa, Maiári Iasi, Rafael Pereira e Edilson Mineiro (mediação)
  • Quarta-feira, 12/08 às 19h.
  • Casa da Cidade – Rua Rodésia, 398 – Vila Madalena, São Paulo-SP.
O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição. Para acompanhar as próximas ações do Projeto USINA 25, deixe seu email aqui.
SOBRE O PROJETO USINA 25
Fundada em 1990 por profissionais de diversos campos de atuação como uma assessoria técnica a movimentos sociais, a USINA - Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitadotem atuado no sentido de articular processos que envolvam a capacidade de planejar, projetar e construir pelos próprios trabalhadores, mobilizando fundos públicos em um contexto de luta pelas reforma urbana e agrária.
A equipe da USINA tem a intenção de superar a produção autoral e estritamente comercial da Arquitetura e do Urbanismo e busca, para tanto, integrar e engendrar processos alternativos à lógica do capital através de experiências sociais, espaciais, técnicas e estéticas contra-hegemônicas.
Em 2015, a USINA completou 25 anos de atuação. Visando preservar e ativar a memória dos principais processos desenvolvidos pela USINA nesse período, a atual equipe da assessoria deu início ao Projeto USINA 25 - Arquitetura como prática política.
Cortesia de USINA CTAH
Cortesia de USINA CTAH
Nesse contexto, alguns pesquisadores externos foram convidados a iniciarem um processo de pesquisa visando a criação de um documentário baseado no material de arquivo da assessoria e em entrevistas com técnicos, lideranças de movimentos sociais e mutirantes envolvidos nos principais processos desenvolvidos pela USINA.
Tendo como fio condutor a trajetória da USINA, este documentário visa situar a relevância histórica e as contribuições originais de arquitetos/as, cientistas sociais e profissionais de outros campos de atuação que se colocaram a serviço da efetivação do direito à moradia e do direito à cidade através de processos desenvolvidos junto a movimentos sociais – quer seja nos projetos desenvolvidos em conjunto com os futuros moradores, na inovação tecnológica e produtiva, nos processos de educação popular ou na organização do trabalho no canteiro de obras.
Por meio de exemplos concretos, pretende-se: 1) demonstrar que há espaço para o desenvolvimento de propostas com alta qualidade técnica e arquitetônica no âmbito da habitação de interesse social; 2) contar parte da história da luta por moradia e pela reforma urbana no Brasil e 3) abordar criticamente o papel das políticas públicas relacionadas à provisão habitacional no país.
Para tanto, a equipe envolvida na produção do documentário planeja abordar algumas das experiências mais significativas desenvolvidas pelos profissionais que passaram pelaUSINA, a exemplo do COPROMO, do Mutirão União da Juta e do Mutirão Paulo Freire – construídos em São Paulo (SP) –, do projeto da Cidade da Reforma Agrária – feito a convite do MST para o Assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu (PR) – e do projeto de Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo – em Açailândia (MA).
Como parte deste processo, serão realizados diversos encontros públicos para tratar de temas que dizem respeito à atuação da USINA nos últimos 25 anos. Para acompanhar a programação, acesse a página do Projeto USINA 25 no Facebook.
SOBRE OS CONVIDADOS
ELIANE ROSA - Coordenadora do Mutirão City Jaraguá. Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1998) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo(2012).
MAIÁRI IASI - Arquiteta e Urbanista formada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou em projetos de restauro e preservação do patrimônio histórico em Santa Catarina e São Paulo. Integra a USINA CTAH desde 2014.
RAFAEL PEREIRA - Arquiteto e Urbanista formado pela FAU USP e mestrando pela mesma instituição. Tem experiência em projetos ligados à habitação de interesse social, urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários e assessoria técnica a movimentos populares urbanos e rurais; e também na área de pesquisa acadêmica nesse mesmo campo. Atua na assessoria técnica Peabiru - Trabalhos Comunitários e Ambientais.
EDILSON MINEIRO - É assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Suzano e coordenador do Instituto Casa da Cidade. Possui graduação em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e cursa uma especialização em Direito Ambiental e Urbano sobre Regularização Fundiária Sustentável pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.
  • Título: Encontros USINA 25: Processos participativos e a construção de autonomia
  • Website: http://www.usina-ctah.org.br/
  • Organizadores: USINA
  • De: 12 de Agosto de 2015, 19:00
  • Até: 12 de Agosto de 2015, 21:00
  • Onde: Casa da Cidade
  • Endereço: Rua Rodesia, 398 - Sumarezinho, São Paulo - SP, 05435-020, Brasil
Fonte: "Encontros USINA 25: Processos participativos e a construção de autonomia" 07 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 7 Ago 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/771516/encontros-usina-25-processos-participativos-e-a-construcao-de-autonomia

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan