Arquitetura mutável

by Hiroshi ·

arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (2)

A arquitetura pode assumir infinitas formas e nos mostrar maneiras diferentes de se chegar ao mesmo objetivo. Quando o assunto é inovação, nos deparamos com muitos exemplos de projetos que abusam da criatividade e do uso de novas tecnologias para criar ambientes diferenciados para se viver. Alguns arquitetos utilizam desses recursos para criar casas mutáveis, isto é, com capacidade de transformação. Para entender melhor esse conceito, separamos dois exemplos.

arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (1)

Quatro jovens arquitetos espanhóis do escritório PKMN Architecture foram os responsáveis pela casa “All i own House”, projetada para uma designer. A casa é composta por um banheiro e uma cozinha fixos, que ficam em lados opostos. Entre essas extremidades existem três grandes estantes produzidas com OSB, um material muito resistente composto por camadas cruzadas de lascas de madeira.

arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (3)

As estantes são móveis, e deslizam através de trilhos industriais. Elas guardam todos os pertences pessoais do proprietário e ainda contêm móveis dobráveis, como a cama e a mesa de cozinha. Com essa estrutura de estantes móveis, é possível criar divisórias para quatro ambientes: um quarto, uma área de cozinha, uma sala de leitura e um escritório. O apartamento tem um total de 44 m², sendo que esses ambientes citados ocupam apenas a metade dele. Os 23 m² que restaram foram utilizados para uma área de convivência.

Outro exemplo de projeto flexível, é a casa projetada pelo escritório português MIMA. Os arquitetos buscavam uma arquitetura que pudesse adaptar-se ao estilo de vida das sociedades contemporâneas, que conseguisse se adequar às rápidas mudanças cotidianas. Para isso, era necessário um produto flexível, barato, leve e de boa qualidade.

Fonte e artigo completo: http://arquitetesuasideias.com/2015/10/29/arquitetura-mutavel/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan