Uma cidade pensada para pedestres

by Hiroshi

As cidades estão crescendo cada vez mais a cada ano. Mais carros na rua, mais edifícios, mais comércio, mais trânsito e muito mais estresse. Pensando em promover bairros mais confortáveis aos pedestres e orientar o crescimento urbano de San José, na Califórnia, a Associação de Pesquisa e Planejamento Urbano de San Francisco (SPUR), realizou uma pesquisa na qual aponta sete dicas para criar uma cidade pensada para pedestres. As dicas foram pensadas para uma intervenção em San José, mas podem facilmente servir de guia para muitas outras cidades ao redor do mundo. Selecionamos algumas para mostrar:

cidade pensada pedestres arquitete suas ideias (2)

A primeira dica seria não permitir que quadras inteiras se fechem para as ruas, afinal é muito mais agradável quando caminhamos em uma rua onde existem lojas, restaurantes e cafés do que naquelas onde os únicos “atrativos” são estacionamentos e edifícios comerciais, não é mesmo? Para isso, é necessário que essas quadras possibilitem a circulação de pedestres, através de passeios e entradas para os edifícios.

cidade pensada pedestres arquitete suas ideias (3)

A segunda dica para criar uma cidade para pedestres é voltar os edifícios para a rua, ou seja, diminuir a distância entre o edifício e a calçada, atraindo assim a atenção das pessoas. Aqui já podemos descartar aquelas lojas que possuem um enorme estacionamento na sua entrada principal e acabam diminuindo o interesse das pessoas em entrar no recinto. Segundo o planejador da SPUR, ao diminuir essas distâncias estamos criando “uma espécie de intimidade e sentido do lugar”.

Fonte e artigo completo: http://arquitetesuasideias.com/2015/10/22/uma-cidade-pensada-para-pedestres/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan