Boletim de Mobilidade Urbana, do Observatório Cidadão de Piracicaba

Publicação apresenta indicadores e análises sobre a mobilidade de Piracicaba (SP), sempre buscando compará-los com a realidade de outras cidades e do Estado de São Paulo. Além disso, cada tema é comentado por especialistas e ativistas que colaboraram com a elaboração deste documento

Boletim de Mobilidade Urbana, do Observatório Cida

Capa do "Boletim de Mobilidade Urbana", de Piracicaba
Autor: Roberto Braga, Renato Morgado e Michelle Barreto
Assunto: Estudos e Pesquisas
Abrangência: Piracicaba, São Paulo
Ano: 2015

O Observatório de Piracicaba elaborou, para este boletim, um conjunto de 8 indicadores de mobilidade urbana do município, relacionados aos seguintes temas: ciclovias e ciclofaixas, frota de veículos, violência no trânsito e transporte coletivo.
As discussões sobre mobilidade abrangem diversos aspectos, e a proposta é contribuir com a reflexão e o debate sobre esse importante desafio para a qualidade de vida e a sustentabilidade da cidade paulista.
Em todos os trabalhos, permeia a ideia de que é preciso repensar as prioridades para a mobilidade urbana. Como aponta o texto de abertura, "As cidades do mundo que resolveram este desafio implementaram políticas públicas consistentes direcionadas ao transporte coletivo e não motorizado e ao desestímulo do uso cotidiano e individual do automóvel. A política para o transporte público deve estar orientada para o conforto, rapidez e baixo custo. Um sistema viário adequado para bicicletas e campanhas de incentivo ao seu uso certamente trarão mais ciclistas para a rua desafogando o trânsito com um transporte que não polui. A mobilidade urbana deve também contemplar todos os tipos de deficiência, tendo a acessibilidade como eixo norteador."


Arquivos
Download
Boletim de Mobilidade Urbana de Piracicaba
Indicadores e análises sobre a mobilidade da cidade de Piracicaba (SP), comparadas com a realidade de outras regiões do Estado de São Paulo. Neste trabalho, cada tema é comentado por colaboradores, especialistas e ativistas

Fonte: http://www.mobilize.org.br/estudos/232/boletim-de-mobilidade-urbana-do-observatorio-cidadao-de-piracicaba.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan