Minimalismo: como essa tendência do design virou estilo de vida

1

Minimalismo é tendência para design, decoração, arquitetura e até lifestyle.

O termo tem sido tão utilizado que quando pensamos em um espaço minimalista, já imaginamos um ambiente contemporâneo, com paredes brancas e poucos móveis – mas não pára por aí. As pessoas que vivem o estilo minimalista dão adeus ao excesso de mobília, roupas e até notificações no celular.

Para entender melhor como o minimalismo passou de estilo de arquitetura a um modo de viver, pesquisamos a tendência e explicamos seus desdobramentos para ver se você toparia virar minimalista, da arquitetura a reduzir o número de peças do seu armário.

via Whapin
via Whapin

Design

O minimalismo surgiu em 1920, na arquitetura, mas os designers só aderiram ao estilo na segunda metade do século XX, por volta de 1980. Sua principal influência veio da cultura japonesa e essa tendência veio contra a variação formal e cromática dos movimentos artísticos anteriores.

via Fontana Mobiliario
via Fontana Mobiliario

A ideia é subtrair o desnecessário. Seguindo este estilo, os edifícios passam a ser projetados com linhas retas e formas geométricas simples, os ambientes são decorados com poucos objetos e cores neutras e os produtos têm o layout mais clean e funcional possível.

Conforto e aconchego são os pontos mais importantes para que a nossa casa seja, de fato, um local para que possamos relaxar depois do trabalho ou descansar depois de uma longa viagem. Pensando nisso, o design minimalista propõe por exemplo que o ambiente seja claro e decorado com poucas mobílias.

via Urzadzamy
via Urzadzamy

Isso porque, em ambientes de cores claras, é mais fácil perceber a existência de objetos no local – dessa maneira, qualquer bagunça ou objeto desnecessário pode causar uma poluição visual que será incômoda para quem vive ali.

Além disso, quanto mais itens você acumula no seu ambiente, mais empoeirado ele fica. Por isso, conviver com menos mobília e menos objetos de decoração facilita a limpeza.

Fonte e artigo completo: http://www.bimbon.com.br/f5/minimalismo-como-essa-tendencia-do-design-virou-estilo-de-vida/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan