Inscrição em curso de Desenvolvimento Sustentável do BID

Curso BID de Desenvolvimento Sustentável

Terça-Feira (03/11) é o último dia para inscrições no curso “Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades” disponibilizado na plataforma EdX da Universidade de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e oferecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esse será o primeiro MOOC (curso massivo) da EdX totalmente em português.

Proposta

Calcula-se que até 2030 a América Latina atingirá uma taxa de urbanização de 90%, tornando-se a região mais urbanizada do planeta. Atualmente essa taxa não é muito menor, chegando a 79% ainda em 2010. Esses números demonstram uma realidade que enfrenta uma série de desafios para se obter uma cidade dinâmica do ponto de vista social, econômico e no respeito ao meio ambiente.
O curso oferecido pelo BID busca uma resposta para essas questões através do fortalecimento dos conhecimentos dos participantes e da oferta de capacidades para gerenciar o desenvolvimento sustentável das cidades. Ele também analisa áreas como: finanças subnacionais; desenvolvimento produtivo; planejamento urbano; transporte; segurança cidadã; água; ar e etc.

Conteúdo

Segundo o BID o programa buscará adotar “uma perspectiva multissetorial, compreendendo a relação e interdependência entre os principais desafios e as possíveis soluções para enfrentá-los”.
Os participantes, ao final do curso, terão maiores conhecimentos sobre:
  • O desenvolvimento sustentável das cidades e a importância da abordagem multi/intersetorial para enfrentar os desafios da sustetabilidade;
  • A Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis do BID, identificando suas fases, funcionamento e natureza multi/intersetorial;
  • O panorama geral das principais áreas de competência das cidades latino americanas, seus desafios e possíveis soluções para enfrentar esses desafios.

Funcionamento

O curso será dividido em 6 semanas com uma média de 6 horas semanais. Serão 31 especialistas brasileiros e de outras nacionalidades divididos em vídeos, fóruns de discussão, exemplos de experiência, atividades, bibliografias atualizadas e diferentes casos acompanhando exercícios práticos e empíricos.

Certificado

O curso é gratuito, porém para obter um certificado oficial e validado deverá ser paga uma taxa de $25 (25 dólares).

Informações

As Inscrições ocorrerão até o dia 03 de novembro na plataforma digital da EdX.
Interessados podem tirar dúvidas através do e-mail idbx@iadb.org
Tárcio Leopoldo
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Não ingressou no curso por jogar muito The Sims, mas sim Age of Empires e outros jogos de estratégia. Acredita que se as cidades são espaços de encontro, a internet é uma grande megalópole.


Fonte: http://entreesquinas.com.br/inscricao-em-curso-de-desenvolvimento-sustentavel-do-bid/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan