Já ouviu falar do Dia Mundial das Cidades?

Dia Mundial das Cidades

Outubro é um mês para reflexões. Designado pelas Nações Unidas, o Outubro Urbano leva conhecimento sobre temáticas urbanas, discutindo desafios e encontrando soluções para a urbanização contemporânea, começando com o Dia Mundial do Habitat e terminando com o Dia Mundial das Cidades.
Hoje, dia 31 de outubro, é comemorado o World Cities Day (Dia Mundial das Cidades), que possui como tema geral Better city, better life (Uma melhor cidade, uma melhor vida). Comemorado desde 2014, o subtema deste ano é Designed to Live Together (Desenhadas para Conviver) e está sendo celebrado em Milão, na Itália.
De acordo com o Diretor Executivo da ONU-HABITAT, Dr. Joan Clos, “as cidades são uma das criações humanas mais complexas (…) Este ano, o Dia Mundial das Cidades centra-se na capacidade que o desenho urbano tem de afetar o modo como vivemos, como nos deslocamos, como a nossa vizinhança aparenta e como nos sentimos a salvo nas ruas. A forma urbana é a combinação de ruas, tipologias construtivas e redes de espaços públicos. (…) Um bom projeto contribui para a integração social, da igualdade e da diversidade”.
Uma cidade deve possuir um bom design, pois assim, poderá contribuir para uma vida melhor de sua população. Espaços públicos, boa infra-estrutura, transportes públicos eficientes, ruas bem iluminadas e bairros com usos mistos, são exemplos de um bom design.
Além disso, Clos realça a necessidade de se planejar áreas com tipologias e preços dos imóveis diferentes, a fim de se ter uma vizinhança diversificada, o que impede a criação de guetos e condomínios fechados, combatendo a discriminação.
Urban Nights Nairobi Outubro Urbano 2015
Evento do Dia Mundial do Habitat 2015: Urban Nights, em Nairóbi, Quênia, com projeções ao ar livre, palestras e painéis sobre a temática dos espaços públicos. Fonte: Flickr ONU-HABITAT
Outra data importante para o Outubro Urbano 2015 foi o World Habitat Day (Dia Mundial do Habitat). Comemorado desde 1986, em toda a primeira segunda-feira do mês de outubro, este ano a data caiu no dia 05 de outubro e foi celebrado com a temática Public Spaces foi All(Espaços Públicos para Todos).
Com uma série de eventos por todo o mundo, o Dia Mundial do Habitat 2015 veio com a premissa de aumentar a conscientização sobre a importância de espaços e vias públicas nas cidades, sendo estes seguros para todos, incluindo mulheres, crianças, idosos e deficientes. Além disso, destacou-se a necessidade da apropriação dos espaços públicos, com eventos e atividades para a população, da integração com o planejamento urbano e da participação de atores em discussões públicas, a fim de ajudar em seu desenvolvimento.
De acordo com o Secretário Geral da ONU, Ban Kin-moon, os espaços públicos hoje são “frequentemente negligenciados e subvalorizados (…) cada vez mais reconhecidos como os corações vibrantes de vilas e cidades (…) cruciais para os cidadãos pobres e em situação de vulnerabilidade. Melhorando o acesso a eles, e tornando-os seguros para mulheres e meninas, aumenta-se a equidade, promove a inclusão e combate a discriminação”.
Em outubro de 2016, em Quito, Equador, ocorrerá a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Urbano em Habitação e Sustentabilidade (Habitat III). O evento é aguardado em todo o mundo e é considerado um marco fundamental para alcançar os objetivos das Nações Unidas em relação ao futuro do planejamento urbano mundial.
Para ler na íntegra os depoimentos clique aqui (em inglês):
Dia Mundial do Habitat: Ban Kin-moon
Dia Mundial do Habitat: Dr. Joan Clos
Dia Mundial das Cidades: Dr. Joan Clos
Imagem: Vista do prédio Martinelli, São Paulo – SP. Fonte: Larissa Bacellar
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Acredita que estar sempre atualizada e buscando conhecimento seja a fórmula para o sucesso e realização pessoal. Além de passar seu tempo projetando e criando, gosta de livros, filmes, séries, festas e exposições.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan