Edifício italiano une árvores e seres humanos

bosco-verticale-1

É fato o crescimento da construção de prédios por todos os quatro cantos do planeta. Por isso, áreas arborizadas são destruídas. Tamanha destruição é notória nas dimensões que cada prédio do Bosco Verticale ocupa, são 10.000 m². Pensando nisso, o arquiteto Stefano Boeri desenvolveu um projeto sustentável para ser aplicado no prédio que fica localizado no bairro de Porta Nuova, em Milão, na Itália. O condomínio residencial é constituído por duas torres, uma de 110 e outra de 76 metros de altura. Em suas fachadas foram plantados dois hectares de árvores (oliveiras e romãs).
O condomínio ganhou a edição de 2014 do prêmio Internacional Highrise Award, deixando 800 concorrentes para trás. A premiação foi idealizada para valorizar os trabalhos de arquitetos e construtores que realizam obras com mais de 100 metros de altura. Para anunciar o vencedor, é levado em consideração quesitos como sustentabilidade, design, qualidade de materiais, design de interiores e a integração com o contexto urbano. Segundo seu idealizador, após receber o prêmio, ele disse em entrevista que o Bosque Verticale “É um edifício onde árvores e seres humanos convivem harmoniosamente”.
As árvores recebem substrato especial para que a construção não fique muito pesada e são irrigadas a partir de um sistema de absorção da água da chuva, além da reutilização da água do chuveiro e da pia. Além das oliveiras e romãs, aves também proporcionam bem-estar às pessoas. A vegetação funciona como uma espécie de ar-condicionado natural, criando um microclima capaz de filtrar as partículas de pó presentes no ambiente urbano.

bosco-verticale-2

O condomínio ainda possui sistema de energia eólica e fotovoltaica que contribui para o sistema de autossuficiência energética das duas torres.
O projeto do arquiteto Stefano Boeri confirma uma tendência que ganha força em várias cidades do mundo, o que é vantajoso, pois, além de sua ideia de sustentabilidade, prevê redução no custo de vida.

bosco-verticale-3

Fonte do post: Ela Blogs, DW e Catraca Livre
Fonte das imagens: Stefano Boeri Architetti, Eco Note e Vimar
Fonte: http://blogaecweb.com.br/blog/edificio-italiano-une-arvores-e-seres-humanos/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan