Conheça Shibam: a primeira cidade verticalmente planejada da história

Raquel Almeida


Se você acredita que as grandes cidades com construções enormes surgiram no século XX nos Estados Unidos, você está enganado.
Embora Nova York seja a primeira referência que nos vem a cabeça quando o assunto é arranha-céu, os primeiros prédios realmente altos não surgiram na metrópole americana - datada do século XVI, a cidade de Shibam, no Iêmen, foi a primeira grande cidade verticalmente planejada do mundo.

via Boston
Localizada no deserto de Ramlat al-Sab'atayn (boa sorte na tentativa de pronunciar esse nome), a cidade é toda cercada por um muro e está em uma das regiões mais áridas do mundo.
Usando argila, barro e areia, a “Manhattan do Deserto” ergueu cerca de 500 edificações usando essa mistura ancestral. Os prédios medem de 30 a 40 metros de altura e alguns chegam a ter 11 andares.

via Looklex
O curioso é que a cidade ainda é habitada por cerca de 7 mil habitantes, que moram nessas construções de mais de cinco séculos de existência. Devido à fragilidade dos materiais utilizados nos prédios, eles são constantemente reformados para conseguirem resistir aos fortes ventos e calor do deserto.
Embora 40 metros de altura não seja uma extensão muito significativa para prédios nos dias de hoje, as edificações eram enormes para a época. Foram construídas para solucionar tanto problemas militares como o crescimento populacional da cidade.
A cidade era constantemente atacada por tribos nômades e, por isso, foi completamente cercada. Dessa forma, a expansão territorial da cidade foi completamente limitada e daí nasceu a necessidade da verticalização. Além disso, Shibam precisava de torres de observação para tentar prever os ataques - mais uma razão para investir na construção de edifícios.
Atualmente, Shibam foi reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco e é a referência mais antiga e uma das mais importantes para arquitetos e urbanistas no que diz respeito ao planejamento de verticalização de cidades.
leia mais:
 
      Raquel Almeida | Redatora
     Raquel é mineira, apaixonada por cinema e cursa Publicidade na UFMG. Divide sua atenção entre filmes, livros e cultura inútil da internet e acredita que um dia sem dar risada é um dia desperdiçado. | raquel@bimbon.com.br

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan