Escola da Cidade promove palestra sobre arquitetura moderna latino-americana

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade promove na quarta-feira, dia 12 de agosto, uma palestra com o arquiteto Fernando Luiz Lara, que irá falar sobre “Arquitetura moderna latino-americana”, tema de sua recente publicação. Na sequência da palestra haverá um debate entre Luiz Lara, e os arquitetos Ana Paula Koury, Luis Octavio de Faria e Silva e Alvaro Puntoni.
Modern Architecture in Latin America: Art, Technology, and Utopia é o nome da publicação que apresenta um texto introdutório sobre as questões, polêmicas e obras que representam os complexos processos de modernização política, econômica e cultural no século XX. Os números e tipos de projetos variaram muito de país para país, mas, como um todo, a região produziu um corpo significativo de arquitetura que nunca antes foi apresentado em um único, em qualquer idioma. Modern Architecture in Latin America é a primeira história abrangente desta importante produção, e é de autoria de Luis E. Carranza e Fernando Luiz Lara.
Fernando Luiz Lara é arquiteto formado pela UFMG (1993) e PhD pela Universidade de Michigan (2001). Professor da Escola de Arquitetura da Universidade do Texas, diretor do Centro de Estudos Brasileiros do Lozano Long Institute of Latin American Studies, e autor de inúmeros livros e artigos que discutem temas relativos à arquitetura e urbanismo no cenário Latino Americano. Atuando em diversas áreas da profissão, em 2005, fundou o Stúdio Toró, uma organização sem fins lucrativos, dedicada a temas como: conservação da água e inundações urbanas na América Latina. Desde 2009 tem colaborado, constantemente, com a Horizontes Arquitetura, e juntos, criaram, em 2014, o Laboratório de Urbanismo Avançado - LUALAB - uma ONG focada em desenvolver projetos para a melhoria dos espaços públicos brasileiros.
Ana Paula Koury é arquiteta e urbanista pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (1991), professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Atualmente coordena, com Fernando Lara, a pesquisa Planning and participation: a new agenda for urban and environmental policies in Brazil, com apoio Fapesp e da Universidade do Texas. Tem participado de importantes eventos científicos nacionais e internacionais e publicado em periódicos científicos sobre sistemas construtivos e políticas habitacionais e urbanas.
Luis Octavio de Faria e Silvaé formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor da Escola da Cidade e um dos coordenadores do curso de pós-graduação ‘Habitação e Cidade’. Mantém escritório e tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Edificação, responsável por projetos de Habitação para Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB-SP) e de desenho urbano, incluindo planos para bairros precários. Pesquisa temas como São Paulo, desenho urbano, infraestrutura urbana, habitação, arquitetura da paisagem, arquitetura tradicional, arquitetura moderna e contemporânea.
Alvaro Puntoni é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987), com mestrado (1998) e doutorado (2005) em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Escola da Cidade e professor de projeto da FAUUSP. Coordenador do curso de pós-graduação ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’, na Escola da Cidade, juntamente com Fernando Viégas. Mantém o Gruposp desde 2004, escritório que nos últimos anos tem se dedicado à elaboração de concursos de arquitetura, projetos para ONGs e instituições públicas, além de incorporar no cotidiano de suas atividades a participação em pesquisas e docência de seus participantes.
A palestra acontece no Auditório da Aliança Francesa, na Rua General Jardim, 182. Não é necessária inscrição.
SOBRE O SEMINÁRIO
O programa de Seminários de Cultura e Realidade Contemporânea acontece todas as quartas-feiras e é uma atividade que promove debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.
Ao longo dos próximos meses, o Seminário contará as presenças de Maria Arminda ArrudaJacopo ViscontiEduardo SaronLuiz Felipe de Alencastro,Alfredo BosiEnrico FontanariAgnaldo FariasCauê AlvesAnália AmorimMarta MoreiraPetra CostaMartha KissFabrício Corsaletti,Manuel da Costa Pinto e José Guilherme Pereira Leite, professor coordenador da atividade.
Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Não é necessária inscrição prévia. A programação está disponível no site da Escola da Cidade. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação, pelo e-mailseminario@escoladacidade.edu.br
Palestra sobre arquitetura moderna latino-americana
  • Data: 12/08/15 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Auditório da Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
  • Informações: www.escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108
  • Título: Escola da Cidade promove palestra sobre arquitetura moderna latino-americana 
  • Website: http://www.escoladacidade.org/
  • Organizadores: Escola da Cidade
  • De: 12 de Agosto de 2015, 18:00
  • Até: 12 de Agosto de 2015, 20:00
  • Onde: Escola da Cidade
  • Endereço: Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-011, Brasil
Fonte: "Escola da Cidade promove palestra sobre arquitetura moderna latino-americana " 10 Ago 2015.ArchDaily Brasil. Acessado 12 Ago 2015http://www.archdaily.com.br/br/771517/escola-da-cidade-promove-palestra-sobre-arquitetura-moderna-latino-americana

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan