Inscrições abertas para o Fórum Online de Arquitetura na América Latina - FOAAL 2015

Entre os dias 8 a 15 de setembro próximo será realizado o Fórum Online de Arquitetura na América Latina. O FOAAL 2015 trata-se de um Fórum Virtual, aberto e gratuito que ocorrerá por meio de vídeo palestras e debates ao vivo mediados por críticos e editores de importantes revistas e portais de arquitetura da América Latina. O Fórum é um evento livre organizado por um grupo de arquitetos independentes ligados direta ou indiretamente à docência e a instituições de ensino superior.
As apresentações acontecerão durante oito dias discorrendo sobre quatro eixos temáticos: Interiores e Humanização, Arquitetura e Identidade, Centralidades e Urbanidade e Periferias e Inclusão. Os temas serão abordados por arquitetos e urbanistas de diversos países latino-americanos como Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru e México. Todas as palestras e debates serão transcritos, formatados e diagramados pelos alunos das universidades parceiras, editadas pelo professor Fernando Lara e publicadas em meio digital pela editora Nhamerica.
Fórum Online de Arquitetura na América Latina se coloca como instrumento de valorização, difusão e fomento ao debate da produção arquitetônica latino-americana. A internet é um dos meios mais eficazes de disseminação do conhecimento e a proposta de realização de um Fórum online internacional sobre arquitetura surge em um contexto que aAmérica Latina tem sido reconhecida internacionalmente pelas boas práticas de arquitetura e desenho urbano.
Apresentação Ao longo do século XX, a América Latina manteve uma estreita relação de submissão ao pensamento arquitetônico moderno oriundo dos países centrais, em especial aos da Europa e aos Estados Unidos. A dependência cultural do “establishment” arquitetônico mundial foi responsável por décadas de isolamento intelectual entre os arquitetos latino-americanos. As limitadas condições de transporte e de comunicação também corroboraram para a ausência de diálogos transversais neste território.
O final do século XX, marcado por uma profunda mudança nas ferramentas de informação e comunicação e pela popularização do transporte aéreo, facilitou a articulação do debate e a difusão da produção arquitetônica da América Latina.
A maneira como os arquitetos locais se apropriaram dos cânones da arquitetura moderna mundial, incorporando as características peculiares do lugar no discurso das suas obras, despertou o interesse e o reconhecimento internacional pelos países centrais do ocidente.
Diante do cenário que se descortina para a arquitetura na América Latina percebe-se que o debate é o viés mais significativo para consolidar uma arquitetura divergente, com discurso subversivo de libertação cultural, que possibilite a emersão das várias facetas da nossa pluralidade de identidades.
É na efervescência deste contexto que o Fórum Online de Arquitetura na América Latina, utilizando de plataforma virtual e redes de comunicação online, pretende amplificar o alcance e as transversalidades do debate sobre a produção contemporânea dos arquitetos latino-americanos, envolvendo nomes com destacada produção arquitetônica na América Latina, desde profissionais consagrados até novíssimos arquitetos.
As inscrições poderão ser feitas no site do FOAAL 2015. Mais informações no Facebook do FOAAL 2015 ou através do e-mailfoaal2015@gmail.com.
  • Título: Fórum Online de Arquitetura na América Latina - FOAAL 2015
  • Website: http://www.foaal2015.com
  • Organizadores: FOAAL 2015
  • De: 08 de Setembro de 2015, 09:00
  • Até: 15 de Setembro de 2015, 20:00
  • Onde: João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Endereço: Ponta do Seixas, Extremo Leste do País, João Pessoa, Paraíba, Brasil
Fonte: "Inscrições abertas para o Fórum Online de Arquitetura na América Latina - FOAAL 2015" 06 Ago 2015.ArchDaily Brasil. Acessado 7 Ago 2015http://www.archdaily.com.br/br/771387/inscricoes-abertas-para-o-forum-online-de-arquitetura-na-america-latina-foaal-2015

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan