IBAPE/SP lança cartilha gratuita sobre “Valoração de Áreas Ambientais”



Segundo especialista, o tema demanda aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de avaliações e perícias, além de uma postura crítica por parte do IBAPE

Exibindo Ambiental_capa__baixa(1).jpg

O IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), lança neste mês a cartilha sobre “Valoração de Áreas Ambientais”, resultado do trabalho desenvolvido com vistas a uma Norma de Valoração Ambiental. O material foi elaborado pela Câmara Ambiental do Instituto, com patrocínio do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo), e faz parte dos materiais que divulgam gratuitamente informações técnicas sobre avaliações, perícias e temas ligados à engenharia que influenciam, direta ou indiretamente, a vida dos cidadãos.

Os trabalhos referentes à produção da cartilha foram dirigidos pelo Eng. Bruno Morais Nerici, coordenador da Câmara Ambiental do IBAPE/SP. O tema da nova cartilha, “Valoração de Áreas Ambientais”, foi amplamente discutido em workshop no Instituto e durante o XVIIII COBREAP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias), realizado no mês de outubro, em Belo Horizonte, confirmando as sólidas bases conceituais do trabalho, que recebeu ajustes e está pronto para as adequação ao formato de norma.

De acordo com o engenheiro, o tema demanda aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de avaliação e perícia, além de uma postura crítica por parte do IBAPE, isso porque, apesar do aumento da consciência na sociedade atual sobre a importância do meio ambiente, ainda são poucos os instrumentos de atribuição de valor ao mesmo, tornando-se essencial o estabelecimento de uma Norma de Valoração de Áreas Ambientais.

“Não há ainda uma norma, pois não existe uma redação como tal. Existe uma metodologia completa, dos conceitos até a fórmula de cálculo. Mas muita coisa é polêmica, pois áreas com restrições ambientais não podem ser comercializadas. Então não há como pesquisar um preço de mercado, pois estas áreas não estão no mercado. Daí que nossa proposta é de atribuição de valor, considerando as características da área. Um meio caminho entre o imposto que pagamos e o preço de mercado”, afirmou o especialista.

Cartilhas Informativas: além da cartilha sobre “Valoração de Áreas Ambientais”, o IBAPE/SP já abordou diversos assuntos ligados à correta manutenção e conservação dos edifícios no país, com materiais desenvolvidos pela Câmara Técnica de Inspeção Predial, sob a coordenação da arquiteta e urbanista Vanessa Pacola. Entre os temas já trabalhados, estão: “Saúde dos Edifícios”; “Prevenção e Combate a Incêndio”; “Acessibilidade”; “Equipamentos e Espaços de Lazer” e “Mecanização”. As cartilhas do IBAPE/SP estão disponíveis para download gratuito no site do IBAPE/SP: www.ibape-sp.org.br.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan