Fórum Rio Academy: Projetar a cidade e não uma construção

Vista do Hotel Naciona. Fotografia de Guilherme de Sá. Image Cortesia de Fórum Rio Academy       Vista do Hotel Nacional. Fotografia de Guilherme de Sá. Image Cortesia de Fórum Rio Academy

Um convite que tem se tornado comum em diferentes encontros de arquitetura e urbanismo, é para se pensar as cidades de maneira orgânica, para projetá-las em sentido amplo e transversal, não abordando os seus componentes isoladamente. Este é também o convite formulado pelo Rio Academy, que estreia com o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo de 20 a 26 de julho próximo, no MAM Rio. Pensar nossas cidades hoje, buscando futuros de convivência saudável.

O Rio Academy apresenta-se como um fórum favorecedor da observação, do aprendizado e da produção contextualizada dos frutos do conhecimento e da experiência compartilhadas. Propõe a reflexão sobre o passado e a projeção do aprendizado resultante para o aprimoramento do nosso presente e do futuro. Constitui-se deste modo como parceiro importante da desejável busca da sustentabilidade nas grandes cidades.

O que desejamos para nosso futuro, para o futuro de nossas cidades, não é de forma alguma trivial. Esta formulação requer espaços para reflexão como o que o Rio Academy traz, sobretudo quando nossa experiência e o presente turbulento nos impõe uma guinada em nossos modos tradicionais de pensar e de fazer.

O Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo do Rio Academy inicia-se com um ciclo de dois dias de Conferências, reunindo um time de especialistas mundialmente conhecidos, que virão compartilhar seu trabalho e sua perspectiva conquistada com a experiência de trabalho. Dentre eles teremos nosso Pritzker Paulo Mendes da Rocha;Reinier de Graaf (Holanda; OMA); Bjarke Ingels (Dinamarca; BIG); Alejandro Aravena(Chile; Elemental), Giancarlo Mazzanti (Colômbia) e Carolina Bueno (Brasil; Triptyque).

Após o ciclo de Conferências, de 22 a 26 de julho, Workshops tratarão de cinco temas cruciais para a Cidade do Rio de Janeiro, norteados pelo tema geral O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes. São eles Patrimônio Arquitetônico, Urbanismo Espontâneo, Soluções Efêmeras, Mobilidade Urbana e Desigualdade social. Os inscritos nesses workshops serão inspirados por Talks de ninguém menos que Washington Fajardo; Pedro Évora e Pedro Rivera, do RUA Arquitetos; Jorge Jáuregui; Clóvis Cunha e Studio Schwitalla; e Marcello Dantas. Terão seus trabalhos coordenados por acadêmicos e uma equipe de monitores, garantindo sua produção de qualidade.

O conjunto de Talks se encerra com o Flesh Beck Crew, coletivo de artistas que emprestam sua arte a muros e fachadas de prédios, num trabalho de placemaking criativo e versátil. Esta será uma oportunidade para refletirmos sobre o papel da arte na resiliência das cidades grandes, hoje endurecidas pelo cenário cinzento do concreto e da poluição.

O produto dos workshops será objeto de avaliação de um juri, que selecionará os melhores trabalhos para serem entregues à cidade do Rio de Janeiro pelos seus 450 anos. Um presente para o Rio!

A relevância do Rio Academy levou a Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, a manifestar oficialmente seu apoio integral e seu interesse em estimular, divulgar e participar das discussões proporcionadas pelo evento.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho

MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo / 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Contato Imprensa: info@rio.academy / +55 (21) 97651 4826 / Letícia Mattos
Web: rio.academy
Facebook: facebook.com/rioacademy2015
Inscrições através do site - 2º lote até dia 20 de maio

 

Fonte:"Fórum Rio Academy: Projetar a cidade e não uma construção" 11 May 2015. ArchDaily Brasil. Acessado11 Mai 2015. http://www.archdaily.com.br/br/766663/forum-rio-academy-projetar-a-cidade-e-nao-uma-construcao

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan