Calçadas vivas

O paisagista Benedito Abbud fala sobre calçadas ideais em São Paulo, nas quais as pessoas passeiam sob a sombra de frondosas árvores e caminhos bem cuidados

Vera Kovacs - Arquitetura e Construção - 03/2015

inShare

Divulgação

 

Leia também

Com o discurso apaixonado sobre a importância de um plano de arborização para a cidade que leve em conta rua a rua - como já acontece em vários países da Europa e na vizinha Argentina -, Benedito Abbud é um defensor do emprego do paisagismo para agregar equilíbrio ao duro espaço urbano.
"Precisa-se pensar em trazer de volta a natureza, o colorido das flores e os pássaros, elementos que despertam orgulho do entorno", afirma. Os argumentos em prol do verde não cessam. "Basta observar que os bairros valorizados são os com mais vegetação, a exemplo dos Jardins e da Vila Nova Conceição". Vez ou outra, o paisagista sai a pé fotografando vias e praças, como a registrada por ele na imagem acima. Uma regra preciosa? Harmonia visual. Um jeito de obtê-la é dispor a mesma espécie em sequência ao longo do passeio.
"As pessoas param para apreciar as flores de ipês e quaresmeiras em vários pontos da metrópole. Em conjunto, as plantas conferem maior encantamento", observa. Imagine, então, a beleza de composições com florações em diferentes épocas - ipês e eritrinas no inverno e quaresmeiras e acácias no verão são dois exemplos. "O verde em tons variados, os galhos desfolhados e o colorido em períodos alternados impactam pela diversidade da paisagem ao passar do ano", complementa.
Outro conceito desenvolvido por Benedito é o da Calçada Viva: além das árvores, a proposta prevê o uso de arbustos, frutíferas e muros com forração. No piso, faz-se imprescindível a aplicação de placas drenantes, capazes de absorver a chuva e evitar enchentes. O projeto inclui, ainda, rampas de acesso, bancos e pontos de ônibus para o conforto dos usuários.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/calcadas-vivas-arquitetura-e-construcao-857382.shtml

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan